História, perguntado por mayzaborgato7, 8 meses atrás

“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. (...)No dia 6 acabaram de o destruir desmanchando-lhe as casas, 5.200 cuidados a mente contadas. Antes, no amanhecer daquele dia, uma comissão escolhida de propósito descobrira o cadáver de Antônio Conselheiro.Jazia num dos casebres anexos à latada, e foi encontrado graças à indicação de um prisioneiro. Removida a breve camada de terra, apareceu no triste sudário de um lençol sujo (...).Desenterraram-no cuidadosamente. (...)Fotografaram-no depois. E lavrou-se uma ata rigorosa firmando a sua identidade:importava que o país se convencesse bem de que estava, afinal, extinto aquele terribilíssimo antagonista. (...)”Euclides da Cunha. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1997. P. 642-644.

Pergunta ↓

1) Leia esse pequeno trecho e responda! A campanha militar empreendida para exterminar o arraial de Canudos contou com a participação de um célebre escritor que, a partir do que viu, escreveu uma das obras clássicas da literatura brasileira. Indique a alternativa que aponta corretamente o nome do escritor e a obra produzida.


A) Euclides da Cunha – Os Sertões.

B) Lima Barreto - Os bruzundangas.

C) Mário de Andrade – Macunaíma.

D) Castro Alves – Os Escravos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Walmaioral
1

Resposta:

Resposta A.

Explicação:

Euclides da Cunha é autor da obra Os Sertões, na qual retrata o sertão baiano, o sertanejo e o conflito ocorrido em Canudos, em 1897, liderado por Antônio Conselheiro. Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha foi um escritor pré-modernista brasileiro.


mayzaborgato7: obg :)
Walmaioral: Tamojuntíssimo!!!
mayzaborgato7: tmj
Perguntas interessantes