História, perguntado por bloodykiller616, 9 meses atrás

– “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a
História resistiu até ao esgotamento completo. [...] Caiu no dia 5, ao
entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos
morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma
criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil
soldados.” Euclides da Cunha, Os Sertões.
Relacione o movimento de Canudos com

a) os problemas econômico-sociais da região.

b) a crença religiosa e a luta política da população.

Soluções para a tarefa

Respondido por Daimerson
92

Resposta:

a) O problema começa no solo infértil,era uma crise generalizada,os engenhos tinham entrado em decadência, com o fim da escravidão havia um monte de gente perambulando pelo sertão e tinha tido em 1878 a terrível seca de 1878. Um nômade começou a andar pela região que começou a ser chamado de Antonio Conselheiro começou a juntar seguidores com as suas palavras.Encontrou uma fazenda abandonada em monte belo que começou a ser chamada de Canudos.

b) Antonio Conselheiro sai pelo sertão da Bahia pregando a palavra de Deus e o fim dos impostos nessa crise ele apareceu anunciando o fim dos tempos e a salvação divina atraiu muitos fieis pregando contra a republica já que achava que o estado não deveria ser laico ensinava a população a desrespeitar as autoridades locais com o seu discurso de injustiça social e a posse coletiva de terras e a luta politica da população contra a extrema miséria e as contradições da política brasileira.

Respondido por Iucasaraujo
1

a) O Arraial de Belo Monte era uma alternativa a quem desejasse fugir da estrutura social excludente.

b) No movimento de Canudos, foi fundamental a liderança religiosa do beato Antônio Conselheiro.

A Primeira República

a) As condições de vida do sertanejo nordestino no final do século XIX eram caracterizadas pela pobreza e pela marginalidade, somadas às constantes secas e à concentração agrária nas mãos de coronéis. O Arraial de Belo Monte, no sertão da Bahia, era uma via ao povo que quisesse escalar daquela sociedade excludente.

b) A realidade do povo brasileiro no final do século XIX era caracterizada por forte catolicismo. No movimento de Canudos, foi de extrema influência a liderança do profeta Antônio Conselheiro, que, remontando o mito sebastianista, pregava a volta do monarca português D. Sebastião, que iria salvar seus correligionários fazendo o “sertão virar mar e o mar virar sertão”. Por quebrarem a ordem social consolidada, os revoltosos de Canudos foram acusados de monarquistas e de traidores da República.

Mais sobre a Primeira República em:

https://brainly.com.br/tarefa/37705367

https://brainly.com.br/tarefa/25296776

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes