Canudos era exemplo perigoso que não deveria ficar na memória" (Rui Facó) Segundo a afirmativa, os motivos da intensa repressão ao movimento de Canudos, na Bahia, ocorreram:
A)para que no local fosse realizada uma grande distribuição de terras pelo Governo.
B)porque se tratava apenas de um movimento de fanáticos religiosos.
C)porque foi realizada apenas pelos latifundiários locais onde não houve participação do Estado Brasileiro na repressão.
D)porque os revoltosos lutavam contra a liberdade e a ordem injusta de suas vidas.
E)para que ninguém lembrasse uma revolta dos pobres do campo contra a miséria, a exploração, o monopólio da terra mantido pelos latifundiários que dominavam o Estado Brasileiro.
Soluções para a tarefa
A é falsa. A ideia por trás desta afirmativa é que o conflito, assim como as ferramentas usadas para a sua repressão e as suas causas subjacentes, deveria ser esquecido, sem remediar as suas causas principais.
B é falsa. Canudos era, talvez mais que uma comunidade religiosa, uma comunidade política que desafiava o modelo de sociedade até então vigente.
C é falsa. O Estado foi, por meio do exército, perpetrador direto do massacre de Canudos, sendo pode ele responsabilizável.
D é falsa. Lutavam, nesta perspectiva, em prol da sua liberdade econômica.
E é verdadeira, de modo que a estrutura profundamente desigual da sociedade brasileira, que motivou a organização do Arraial de Canudos, continuou a persistir depois do conflito, devendo ser este episódio, em prol do interesse dos latifundiários, apagado ou transformado na memória.