cantiga para não morrer quando você for embora moça branca como a neve, me leve. se acaso você não possa me carregar pela mão, menina branca de neve me leve no coração. se no coração não possa por acaso me levar moça de sonho e de neve, me leve no seu lembrar. e se aí também não possa por tanta coisa que leve já viva em seu pensamento, menina branca de neve, me leve no esquecimento. (ferreira gullar) 6.) no poema, qual é o código utilizado?7-qual é o referente? 8.) a função da linguagem predominante neste texto é: 9.) podemos dizer que em: “quando você for embora”, a conjunção “quando” expressa uma circunstância de: 10.) em: “e se aí também não possa”, o advérbio “aí “ refere-se a que palavra do poema?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Parece uma canção de Amor em que o eu lírico masculino clama pelo amor que nunca vai poder ter. Aparenta ter relação emotiva, mas não dá para ter certeza se com ela ele tem um relacionamento. Caso seja a cantiga de Amor mesmo, então ele não possui relacionamento com ela, e se ilude e se dedica a colocar motivos para si mesmo de que não a terá. Isto posto já que gradativamente ele vai perdendo-a, como podemos entender no final de cada estrofe: a primeira, apenas me leve, a segunda já quer que leve no coração pelo menos, a terceira então na lembrança, e por fim, no esquecimento, talvez tendo a noção de que ela nem ao menos o considere.
b) Ele pretende convencer à moça de que no máximo guarde algo sobre ele, guarde o pensamento nele, nem que seja no esquecimento, ele apenas quer ser notado pela moça, apaixonado e alquebrado, mas apaixonado.
2) Ideia de condição "Quando, Se acaso, Se, E se", são utilizados para dar condição à moça, que não importa que ela o despreze, ele ainda quer que ela o leve em algum lugar "se isso não der certo, apenas me leve". Tem o mesmo significado que "mesmo que", "ainda que", estabelece uma insistência do eu lírico no amor, que a moça não compartilha ou pode não compartilhar.