Cantava a Cigarra Em dós sustenidos Quando ouviu os gemidos Da Formiga Que, bufando e suando, Ali, num atalho, Com gestos precisos Empurrava o trabalho; Folhas mortas, insetos vivos. Ao vê-la assim, festiva, A Formiga perdeu a esportiva: “Canta, canta, salafrária, E não cuida da espiral inflacionária! No inverno Quando aumentar a recessão maldita Você, faminta e aflita, Cansada, suja, humilde, morta, Virá pechinchar à minha porta. E na hora em que subirem As tarifas energéticas, Verás que minhas palavras eram proféticas. Aí, acabado o verão, Lá em cima o preço do feijão, Você apelará pra formiguinha. Mas eu estarei na minha E não te darei sequer Uma tragada de fumaça!” Ouvindo a ameaça A Cigarra riu, superior, E disse com seu ar provocador: “Estás por fora, Ultrapassada sofredora. Hoje eu sou em videocassete, Uma reprodutora! Chegado o inverno Continuarei cantando – sem ir lá – No Rio, São Paulo, E Ceará, Rica! E você continuará aqui Comendo bolo de titica. O que você ganha num ano Eu ganho num instante Cantando a Coca, O sabãozão gigante, O edifício novo E o desodorante. E posso viver com calma Pois canto só pra multinacionalma.”
1- Qual o significado da palavra Multinacionalma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conto alegórico cujos personagens, quase sempre animais, apresentam uma estória com o objetivo de passar uma lição de moral.Qualquer narrativa mentirosa, inverossímil, imaginária ou mitológica.[Figurado] Mentira, ilusão, objeto de zombaria ou desdém: a promessa foi uma fábula; aquele colega é uma fábula![Popular] Grande quantidade ou quantia de dinheiro.História de deuses ou de personagens mitológicos (gregos e romanos); mitologia.
Explicação:
Do homônimo latino, o termo "fábula" corresponde ao grego mithos como história ficcional, uma lenda de origem anônima e coletiva. Neste sentido, a palavra "mito" ou fábula foi usada pelos Formalistas russos, em oposição à "trama", intriga ou entrecho. A fábula seria a história na sua ordem cronológica, enquanto a trama é a história na sua ordem artística, os fatos sendo narrados com inversões temporais, dizendo antes o que irá acontecer depois ou vice-versa., lançando mão da figura retórica da anacronia com suas variações. Assim, fala-se de nível "fabular" quando são analisadas as ações de uma narrativa na sua ordem cronológica. Mas é preciso distinguir a fábula como elemento estrutural de uma narrativa e a fábula como gênero literário à parte. Para o primeiro sentido, remetemos ao verbete Mito. Aqui vamos examinar o termo fábula como gênero.
ESPERO TER AJUDADO...