“Cantar é mover o dom do fundo da paixão, seduzir as pedras, catedrais, coração”. Este pequeno trecho é de uma canção de Djavan que explora as possibilidades que o simples ato de cantar pode trazer, seguindo essa linha de raciocínio, percebemos que certas brincadeiras existem, muitas vezes dependendo da região, com nomes diferentes, mas a essência e os objetivos são os mesmos. Deste modo, vamos refletir sobre os jogos e brincadeiras tradicionais: 1- As manifestações representadas pelo jogos e brincadeiras tradicionais em relação a música, ao gesto, entre outros 2- As brincadeiras cantadas tem sua origem milenar, pois é uma das formas mais primitivas de dançar e se expressar. Como e quem foi responsável pela inclusão das rodas cantadas no Brasil. 3- Os folcloristas apontam que as brincadeiras de roda são procedentes de povos distintos. Desta forma, quais outras procedências podemos identifica-las.
Soluções para a tarefa
A maioria dos jogos tradicionais infantis de forma lúdica brasileira chegou ao país através dos portugueses, porém, já carregavam uma antiga tradição europeia. No Brasil, receberam novas influências, acrescentando-se com outros elementos folclóricos com costumes africanos bem como a cultura indígena. As cantigas de roda oriundas da Europa tiveram primordial importância para o crescimento e expansão da cultura local. Com isso foi possível não só conhecer os costumes, tradições, dentre outras manifestações culturais como também promover a interação, o respeito, desenvolver a coordenação motora e a sociabilidade da criança, evitando assim o estímulo a comportamentos agressivos como se observa em muitas brincadeiras atuais que estão atreladas às novas tecnologias