História, perguntado por vitoriagirottidesouz, 3 meses atrás

Cangaço. Desejos dos revoltosos (o que queriam )

Soluções para a tarefa

Respondido por palomachristinne
0
Resposta:
Cangaço foi o nome dado a um grupo de pessoas que protestava contra a situação de precariedade e injustiça social na qual vivia a população da região Nordeste do Brasil, entre os séculos XIX e XX.

Explicação:

A partir de 1889, com a Proclamação da República, o Brasil enfrentava um período de dificuldades econômicas, principalmente nas cidades nordestinas. As terras e rendas concentravam-se nas mãos dos fazendeiros, enquanto a maior parte da população vivia às margens.

Esse cenário provocou diversos problemas sociais, entre eles, aumento da pobreza, fome e violência. Com isso, começaram a surgir os primeiros grupos de cangaceiros com o objetivo de lutar contra aquela realidade, proporcionando igualdade para a população do sertão nordestino.
Respondido por pbbyrro
0

Resposta:

Os revoltosos que compunham o cangaço buscavam por melhores condições de vida, menor desigualdade social e maior atuação do Estado nas regiões dominadas pelo coronelismo.

Explicação:

Para responder esta questão, é necessário entender o que exatamente significa a palavra “cangaço”.

O cangaço foi um movimento que surgiu no Nordeste do Brasil nos séculos XIX e XX no qual grandes bandos armados invadiam, saqueavam e destruíam todos os locais por onde passavam.

Quais foram os fatores do contexto histórico que contribuiram para a ocorrência do cangaço?

  • Pobreza e desigualdade social
  • Fome e seca
  • Descaso por parte dos governantes
  • Violência
  • Coronelismo

Durante este período, a região do Nordeste era completamente dominada pelo coronelismo, fenômeno no qual famílias grandes e poderosas exerciam total controle sobre a população e tinham posse de toda a terra. Isto escancarava a desigualdade social presente no país, na qual poucos possuíam muito, e muitos possuíam pouco.

Além disso, o governo do país era completamente omisso em relação aos problemas sociais enfrentados pela população, que tinha sua força de trabalho muito explorada, passava fome e era também castigada pela seca. No interior, os coronéis eram a única autoridade presente, e muitas vezes faziam tratos com funcionários do governo para manter a situação como estava.

Abandonados e com desejo de vingança, os homens decidiram se organizar em grupos e fazer justiça com as próprias mãos. Foi nesse contexto que surgiram grupos de bandidos armados que invadiam cidades e propriedades, roubavam tudo que era possível e matavam quaisquer pessoas que estivessem no caminho.

Para ler mais sobre o cangaço, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2276114

Perguntas interessantes