Pedagogia, perguntado por rubiavm, 1 ano atrás

Cândido é uma das obras mais conhecidas de Voltaire. O texto contrapõe ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo, delicadeza e violência, amor e ódio. Tudo isso mesclado com discussões filosóficas sobre causas e efeitos, razão suficiente, ética. Como sempre Voltaire expõe suas concepções com fina ironia, sem abandonar o sarcasmo de quando em vez”.

Considerando o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação acerca do livro “Cândido ou o otimismo”, de Voltaire, analise as sentenças a seguir:

I. “Cândido”, ao invés de ser um tratado filosófico, pode ser considerado, pela sua forma de escrita, como um romance.
II. Na obra “Cândido”, Voltaire posiciona-se favorável a uma educação livresca com pouca ou quase nenhuma relação com o cotidiano dos educandos.
III. Esse livro permite que façamos, especificamente, uma análise sobre a concepção Iluminista de educação.

São corretas as afirmativas:

A I e II
B I e III
C II e III
D II
E I

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
11

As afirmativas corretas são I e III. Letra B.

Ao invés de escrever um tratado, Voltaire conta uma história classificada como romance filosófico, em que abordou a história de um jovem chamado de Cândido (personagem principal), que vive diversas desventuras.

Além disso, a obra dá a oportunidade de discussão da concepção iluminista da educação, visto que Cândido também tem aulas com um preceptor, uma tipologia de professor particular em tempo integral, o que era comum na época.

Bons estudos!

Respondido por lamperttania
0

Resposta:

B I e III

Explicação:

A sentença I está correta, pois “No livro “Cândido”, Voltaire retoma esses temas - valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista -, mas dois aspectos devem ser ressaltados. O primeiro refere-se àquilo que o autor chamou de romance filosófico. Em vez de escrever um tratado, Voltaire conta uma história na qual o personagem principal, um jovem chamado Cândido, vive uma série de desventuras” (livro-base, p. 56). A sentença III é correta, pois, o “segundo aspecto diz respeito do fato de a obra permitir o debate sobre a concepção iluminista de educação, uma vez que Cândido tem aulas com um preceptor, uma espécie de professor particular em tempo integral, algo muito comum entre os nobres da época” (livro-base, p. 56). Já a sentença II é incorreta, uma vez que fica “patente, portanto, a crítica de Voltaire ao modelo de educação praticado pela nobreza da época. Em oposição a esse ensino livresco e distanciado das preocupações do dia a dia, Voltaire insinua uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática” (livro-base, p. 57).

Perguntas interessantes