Biologia, perguntado por 777janice, 5 meses atrás

Cânceres podem ser hereditários ou causados por fatores externos, devido às mutações de DNA. Assim, com base nesta informação, analise as asserções seguintes: I. O proto-oncogenes, aumenta a proliferação celular. Se houver uma mutação neste gene, passa a ser denominado de oncogenes, que realiza um processo de proliferação celular descontrolado (exagerado). Já os genes supressores de tumores têm como função impedir o processo de duplicação das células defeituosas e funcionam como um freio. PORTANTO II. Problemas, como inativação gênica ou mutação dos genes supressores, aumentam o risco de desenvolvimento do câncer, como o supressor de tumor que é o gene correspondente à proteína P53, regulador do ciclo celular com a sinalização da apoptose celular (morte celular). Caso ocorra uma mutação nesse gene da proteína P53, essa proteína será defeituosa, e as células detentoras dessa anomalia não recebem o sinal correto para se autodestruir, assim, continuam o ciclo celular, levando à formação de tumores e ao aparecimento do câncer. A respeito destas asserções, assinale a opção correta. ALTERNATIVAS As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I. A asserção I é proposição verdadeira, e a II é proposição falsa. A asserção I é proposição falsa, e a II é proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.


777janice: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por tecnicovdc
4

Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I

Explicação: PÁGINS 114 A 115

As mutações de ponto também podem ser prejudiciais à síntese de proteínas, quando a mudança de bases nitrogenadas gera um códon de terminaçãoantes do códon de terminação “original”, fazendo com que a síntese proteica finalize antes, produzindo uma cadeia polipeptídica menor. Caso a mutação de ponto aconteça no códon de iniciação (AUG) haverá a alteração do local do início da síntese proteica.

Mutações de DNA podem levar à formação de câncer. O proto-oncogenes, tem como função levar a um aumento na proliferação celular. Quando ocorre uma mutação no proto-oncogenes, esse gene passa a ser denominado de oncogenes, embora os dois aumentem a proliferação celular, o oncogenes o faz de forma descontrolada, aumentando de forma exagerada o processo de divisão das células.

Um outro grupo de genes envolvidos no aparecimento do câncer, são os supressores de tumores, que têm como função impedir o processo de proliferação das células defeituosas, funcionando como um freio. Problemas como inativação gênica ou mutação dos genes supressores, aumentam o risco de desenvolvimento do câncer.

Um exemplo de gene supressor de tumor é o gene correspondente à proteína P53, responsável pela regulação do ciclo celular na sinalização da apoptose celular (morte celular). Caso ocorra uma mutação nesse gene da proteína P53, essa proteína será defeituosa, e as células que são detentoras dessa anomalia não recebem o sinal correto para se autodestruir, assim, continuam o ciclo celular, levando à formação de tumores e o aparecimento do câncer.

Perguntas interessantes