Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplica vagarosamente e se assemelha-se ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. oncogenese Veja as células no esquema abaixo e escolha a assertiva INCORRETA: Escolha uma: a. A Figura descreve o processo de carcinogênese. b. Um dos agentes carcinogênicos que pode iniciar este processo é a nicotina. c. Na fase de promoção, há ativação dos proto oncogenes e inativação do gene supressor. d. A partir do número 4 até o orgão alvo, é descrito a fase de iniciação, onde há crescimento rápido e desordenado das células. e. Na fase de progressão pode haver metástase.
Soluções para a tarefa
LEIA COM ATENÇÃO O CASO ABAIXO.
01) IDENTIFICAR E JUSTIFICAR QUAL (IS) PRINCIPIO(S) DOS SUS NÃO FORAM ATENDIDOS DIANTE DA HISTÓRIA.
Um paciente, idoso sem apresentar histórias de doenças prévias passou mal em casa e foi levado pela família a uma unidade básica de saúde (UBS) com os seguintes sintomas: cefaleia, visão turva, tonturas, sudorese, confusão e dificuldades para falar. Aguardou algumas horas para ser atendido por conta da demanda de pessoas que aguardavam atendimento.
O atendente administrativo fez sua triagem, verificou que a pressão arterial estava um pouco elevada, apesar do idoso não relatar quadro HAS, encaminhando para avaliação, porem pela falta de um médico especialista na unidade (faltou), após ficar um pouco em repouso, foi orientado pela enfermagem que retornasse para o domicilio e procurasse um especialista ou uma unidade hospitalar, caso não melhorasse.
Retornando para residência os sintomas persistiram e a noite o paciente teve uma piora do mal estar e perda de consciência, sendo levado a uma emergência hospitalar. La na emergência o paciente foi atendido e médico que verificou a gravidade do caso colocando o paciente em suporte ventilatório, solicitando internamento em Unidade de terapia intensiva, porém não havia vaga. Seu caso foi encaminhado para central de regulação para buscar vagas em outros hospitais da rede. O paciente permaneceu em estado grave na emergência por dois dias, aguardando vaga em UTI, porem foi a óbito devido a um quadro de falência cardíaca.
ALGUÉM? PFVVB