Português, perguntado por Davilisboa1, 1 ano atrás

Canção do exílioMinha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá;As aves, que aqui gorjeiam,Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas,Nossas várzeas têm mais flores,Nossos bosques têm mais vida,Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite,Mais prazer eu encontro lá;Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá.Minha terra tem primores,Que tais não encontro eu cá;Em cismar �sozinho, à noite�Mais prazer eu encontro lá;Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra,Sem que eu volte para lá;Sem que desfrute os primoresQue não encontro por cá;Sem quinda aviste as palmeiras,Onde canta o Sabiá. 3-observe agora que o poema está organizando a partir da oposição entre dois espaços;a pátria-com os elementos que a caracterizam-e o exílio.A-que palavras do texto evidenciam essa antítese?B-Como é cada um desses espaços para o eu lírico?C-Que sentimentos ele manifesta em relação á pátria?4-Esses sentimentos são expressos sobretudo em relação á natureza brasileira:palmeiras,sabiá,bosques e etc.O eu lírico é objetivo e imparcial ao descrever essa natureza?por que?5-onde é lá e cá?6-O nativismo significa a presença,nos textos literários, de alguns vestígios da natureza ou da vida social do Brasil.Nacionalismo,por sua vez, é um conceito mais amplo,porque envolve a ideia de nação,povo e de identidade cultural que os represente.Você acha que o poema de Gonçalves Dias é nativista ou nacionalista?Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por JuarezJr
65
3)
a) Aqui (cá) e lá.

b) "Aqui", o exílio, é um lugar solitário, que não oferece os prazeres encontrados "lá", no seu país.
    Enquanto isso, "lá" é caracterizado como um lugar cheio de primores, onde tudo é mais bonito e prazeroso. Observe os trechos: "Nosso céu tem mais estrelas/ Nossas várzeas têm mais flores/ Nossos bosques têm mais vida/ Nossa vida mais amores"; "Mais prazer eu encontro lá"

c) O autor manifesta saudade e muito carinho pela pátria, cujas características são bastante exaltadas no poema. Além de um imenso desejo de voltar até lá.

4) Não, porque ele defende as qualidades de sua pátria de maneira apaixonada, muito sentimental, utilizando como critério aspectos subjetivos, como: o canto dos pássaros, a quantidade de flores e de estrelas e o quanto de vida e amor se tem lá.

5) "Lá" é o seu país natal, no caso o Brasil.
     "Cá" é o lugar onde está exilado, no caso na Europa.

6) O poema é nacionalista, pois o autor valoriza a natureza e a cultura da sua nação, demonstrando preferência por ela, em detrimento da cultura dos outros países.
Perguntas interessantes