Português, perguntado por maronita245, 11 meses atrás

Canção do exílioMinha terra tem macieiras da Califórniaonde cantam gaturamos de Veneza.Os poetas da minha terrasão pretos que vivem em torres de ametista,os sargentos do exército são monistas, cubistas,os filósofos são polacos vendendo a prestações.A gente não pode dormircom os oradores e os pemilongosOs sururus em família têm por testemunha a Gioconda.Eu morro sufocadoem terra estrangeira.Nossas flores são mais bonitasnossas frutas são mais gostosasmas custam cem mil réis a dúzia.Ai quem me dera chupar uma carambola de verdadee ouvir um sabiá com certidão de idade!( - In: Poemas, de Murilo Mendes, Cosac Naify, São Paulo; © by herdeiros de Murilo Mendes)O poema cita o conhecido texto de Gonçalves Dias, “Canção do exílio”. Compare os dois primeiros versos do poema homônimo: Minha terra tem palmeiras, / onde canta o Sabiáa) Que alterações foram feitas a partir do poema romântico?b) Com que propósito o autor romântico criou seu poema? E o autor modernista?2. A partir do 3~ verso, quais são as contradições sociais expostas?3. No 9" verso, há uma referência à Gioconda, famosa pintura renascentista de Leonardo da Vinci, exposta no Museu do Louvre, em Paris.a) Em que contexto do poema aparece essa referência?b) Para o autor, a cópia da Gioconda (como é conhecida a obra Monalisa) é kitsch> isto é, uma manifestação artística de uso exclusivamente decorativo. Que crítica está subentendida nessa inversão do uso da obra de arte?

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
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Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

1. a) As alterações feitas nos primeiros versos mudam a espécie da árvore (Palmeiras -> macieiras de Califórnia) e dos pássaros (sabiá -> gaturamos de Veneza).

b) O autor romântico criou seu poema para enaltecer o Brasil e suas paisagens. O autor moderno reescreveu o poema a fim de ressaltar a influência estrangeira crescente em nossa cultura.

2.  As contradições sociais expostas se referem à estrangeirização da nossa cultura e os preços praticados, ainda que em produtos nacionais.

3. a) A referência à Monalisa (Gioconda) aparece quando o eu lírico afirma que temos reproduções do famoso quadro em nossas casas.

b) Possivelmente, o eu lírico critica a exposição de obras de arte pela mera exposição, sem que haja preocupação com seu conteúdo, influências, etc. Além disso, também podemos perceber que o eu lírico critica o fato de termos quadros estrangeiros em nossas casas, ignorando a produção artística nacional.
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