Campo geral
Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, muito longe
daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. [...] Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o tio Terez levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha. De uma, nunca pôde esquecer: alguém, que já estivera no Mutum, tinha dito:
— “É um lugar bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, distante de qualquer parte; e lá chove sempre...” [...]
Mesmo assim, enquanto esteve fora, só com o tio Terez, Miguilim padeceu tanta saudade, de todos e de tudo, que às vezes nem conseguia chorar, e ficava sufocado. E foi descobrir por si, que umedecendo as ventas com um tico de cuspe, aquela aflição um pouco aliviava.
8. Podemos observar que o narrador da novela Campo geral é bastante peculiar.
Que elemento do texto indica uma proximidade entre o narrador e o leitor da história?
O narrador, apesar de onisciente, parece contar a história do ponto de vista de Miguilim. Que característica da linguagem do narrador nos leva a essa identificação?
9. Cite uma característica dessa narrativa que a identifica como mítica ou lendária.
10. Miguilim, a personagem central de Campo geral, possui uma percepção racional ou sensorial do mundo? Justifique sua resposta a partir de elementos do texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Podemos observar que o narrador da novela Campo geral é bastante peculiar.
- Que elemento do texto indica uma proximidade entre o narrador e o leitor da história?
- O narrador, apesar de onisciente, parece contar a história do ponto de vista de Miguilim. Que característica
da linguagem do narrador nos leva a essa identificação?
r=Que o autor conhecia este tal de miguilim
2. Cite uma característica dessa narrativa que a identifica como mítica ou lendária.
São narrativas da tradição oral de um povo,histórias que tentam,muitas vezes,explicar a origem do ser humano ou do mundo,envolvem seres sobrenaturais,ou que contam feitos grandiosos de seus heróis
r=Pode-se afirmar que uma narrativa mítica compreende elementos narrativos cujos protagonistas são deuses e semi-deuses, representandos pela imaginação e mitos de uma determinada sociedade.Desta forma, observa-se que estes deuses geralmente atribulam-se como heróis, e promovem por meio da criatividade e a imaginação, os valores e crenças a respeito de determinados fatores de uma população específica.
3. Miguilim, a personagem central de Campo geral, possui uma percepção racional ou sensorial do mundo?
Justifique sua resposta a partir de elementos do texto.
r=Rcional pois, é um lugar bonito, entre morro e morro, ele racionaliza as paisagens e etc.
Explicação: