Campo de batalha da Guerra Fria
[...] o regime de Estaline estava no auge do poder. Seguiu-se o período da Guerra Fria, que opôs as duas superpotências: [...] O continente africano tornou-se palco de batalha da Guerra fria.
100 anos da Revolução Russa - Que impactos para África? Na altura, a maioria dos movimentos independentistas africanos não se preocupava com ideologias, mas antes em garantir ajuda financeira e militar, sublinha o especialista na União Soviética Aboubacar Maiga.
A maioria das antigas colónias francesas e portuguesas tornaram-se independentes graças à ajuda diplomática, financeira e militar do bloco de leste. "Angola, Moçambique, Mali ou na Guiné-Conacri, e muitos outros países africanos, estavam em contacto com a União Soviética", sublinha Aboubacar Maiga.
O trecho expõe uma característica da Guerra Fria ao abordar a (o)
A
ajuda soviética a grupos independentistas.
B
alinhamento dos países africanos ao socialismo.
C
formação de governos capitalistas na África colonizada.
D
influência estadunidense na luta africana por democracia.
E
conflito direto entre tropas soviéticas e países colonizadores.
Gostaria de tirar uma dúvida?
Tire sua dúvida
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Resposta:
E
Explicação:
conflito direto entre tropas soviéticas e países colonizadores.
Respondido por
19
Resposta:
A - ajuda soviética a grupos independentistas.
Explicação:
Não sei explicar muito bem porque é essa alternativa, é que também tenho uma atividade com essa pergunta, então dei um pesquisada e encontrei essa mesma questão no vestibular de 2020 (5º-Provão-de-Bolsas-Estratégia-Vestibulares-REV.pdf), dei mais uma pesquisada e achei o gabarito e nele dizia que era a alternativa A mas não dizia o porque.
Perguntas interessantes