Português, perguntado por leonamc26, 1 ano atrás

Campbell, Huxman e Burkholder (2015) apresentam algumas técnicas e diretrizes que podem ser seguidas para se realizar uma boa apresentação oral. Considerando essas técnicas, leia, a seguir, a transcrição de uma palestra do TED Talks:

00:12 Há alguns anos, invadi minha própria casa. Tinha acabado de chegar, era cerca de meia noite no inverno de Montreal, tinha visitado meu amigo Jeff, do outro lado da cidade. O termômetro na varanda marcava 40º negativos, e não se preocupe em perguntar se era Celsius ou Fahrenheit, as duas escalas coincidem em 40º negativos, estava muito frio. E, enquanto estava na varanda vasculhando meus bolsos, descobri que não tinha minhas chaves. De fato, podia vê-las pela janela, na mesa de jantar onde as havia deixado. Rapidamente dei a volta e tentei abrir as outras portas e janelas, e estavam todas trancadas. Pensei em ligar para um chaveiro; pelo menos eu tinha meu celular. Mas, à meia noite, poderia demorar para um chaveiro aparecer, e estava frio. Eu não podia voltar para a casa do meu amigo Jeff, porque tinha um voo para Europa, cedo na manhã seguinte, e precisava pegar meu passaporte e minha mala.
01:07 Então, desesperado e congelando, achei uma pedra grande e quebrei a janela do meu porão, limpei os pedaços de vidro, me arrastei pela janela, achei um pedaço de papelão e o prendi na abertura, pensando que, pela manhã, no caminho para o aeroporto, poderia ligar para a imobiliária para pedir o conserto. Ia sair caro, mas provavelmente não mais caro do que um chaveiro no meio da noite. Então, nessa situação, achei que daria na mesma.
01:35 Bem, eu sou um neurocientista e conheço um pouco de como o cérebro se comporta sob estresse. Ele libera cortisol, que eleva os batimentos cardíacos, modula os níveis de adrenalina e obscurece seu pensamento. Então, na manhã seguinte, quando acordei depois de dormir muito pouco, preocupado com o buraco na janela, e em me lembrar de ligar para a administradora, com a temperatura congelante, e com as reuniões que teria na Europa, e, você sabe, com todo o cortisol no meu cérebro, meu pensamento estava nebuloso, mas não sabia disso, porque o pensamento estava nebuloso. (Risos)
02:14 E, apenas quando cheguei no balcão de check-in no aeroporto,
02:17 percebi que não estava com meu passaporte. (Risos)
02:21 Então corri para casa na neve e no gelo, em 40 minutos,
02:24 peguei meu passaporte, corri de volta ao aeroporto, e cheguei bem a tempo. Mas tinham dado meu lugar para alguém. Então fiquei no fundo do avião, próximo aos banheiros, num assento não reclinável, num voo de oito horas. Bem, tive muito tempo para pensar naquelas oito horas sem sono. (Risos)
02:42 E comecei a me perguntar se existem coisas que posso fazer
02:45 sistemas que posso criar, para impedir coisas ruins de acontecerem. Ou pelo menos, se acontecerem, que tenham menor probabilidade de ser uma catástrofe total. Comecei a pensar sobre isso, mas meu pensamento ficou mais claro apenas um mês depois disso. Eu estava jantando com um colega, Danny Kahneman, ganhador do Nobel, e, de uma forma envergonhada, lhe contei da janela quebrada, e, bem, do passaporte esquecido, e o Danny me contou que estava praticando algo chamado de perspectiva em retrospecto.
(LEVITIN, D. Como permanecer calmo quando sabe que vai se estressar. TED Talks, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2016.)

Julgue como verdadeiras ou falsas as afirmativas a seguir, que analisam a estruturação deste trecho da palestra:

I. O palestrante inicia sua apresentação contando um fato de sua vida que pode acontecer com qualquer pessoa, criando, assim, um vínculo com a plateia, pois as pessoas se identificam com este fato.
II. O fato por ele narrado o leva a pensar sobre o que ocorreu e sobre o que pode ocorrer em outras situações do cotidiano que podem gerar estresse.
III. A introdução se encadeia da seguinte forma: experiência particular > como o cérebro funciona nesse tipo de experiência > apresentação da tese (como evitar o estresse).
IV. Depois de se apresentar como neurocientista, ele desenvolve uma explicação técnica, inclusive mostrando dados a respeito do estresse na sociedade atual.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

a. F-V-F-V.
b. F-F-V-F.
c. V-V-V-F.
d. V-F-V-F.
e. V-V-F-F.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandaamoreiraa
61
Letra C:  VVVF   (Correta)     
Respondido por Augustce
35
a resposta é V-V-V-F

AnaCarolinalu: correta obg
Perguntas interessantes