Camões (2013) identificou fatores intervenientes que podem facilitar ou dificultar o processo de implementação da política nacional de desenvolvimento de pessoal (pndp): fatores políticos, estruturais, mesoestruturais e macroestruturais. Selecione a alternativa que exemplifica um fator político: escolha uma opção: a. Priorização da implantação do modelo de gestão por competências pela alta administração do órgão. B. Descontinuidade gerencial no órgão. C. Existência de um planejamento estratégico no órgão. D. Competência técnica dos servidores para a condução da implantação do modelo. E. Ausência de legislação própria à implantação do modelo de gestão por competências
Soluções para a tarefa
Resposta:
A opção correta é:
a. Priorização da implantação do modelo de gestão por competências pela alta administração do órgão.
Explicação:
a. Priorização da implantação do modelo de gestão por competências pela alta administração do órgão - fator político.
b. Descontinuidade gerencial no órgão - fator estrutural.
c. Existência de um planejamento estratégico no órgão - fator mesoestrutural.
d. Competência técnica dos servidores para a condução da implantação do modelo - fator microestrutural.
e. Ausência de legislação própria à implantação do modelo de gestão por competências - existe o Decreto que trata da PNDP.
É correto que Camões identificou como fator político que pode impactar na implantação do PNDP, a priorização da implantação do modelo de gestão por competências. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal
A Descontinuidade gerencial no órgão é um fator estrutural, enquanto a existência de um planejamento estratégico no órgão é um fator mesoestrutural.
Já a competência técnica dos servidores para implantação do modelo é considerado um fator microestrutural, e para a ausência de legislação própria à implantação do modelo, existe o Decreto que trata da própria PNDP.
Confira mais informações sobre a PNDP aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20319033
#SPJ2