Sociologia, perguntado por carolinapacheco18, 7 meses atrás

Caminhos para superação do racismo

Soluções para a tarefa

Respondido por philipecostta217
2
O mundo viu um país em chamas. Engana-se quem pensa que seja uma metáfora. Literalmente alguns estados dos Estados Unidos foram incendiados em virtude da morte de George Floyd (negro) por um policial branco. No mesmo mês do ocorrido, o Brasil viu-se diante de duas mortes: de um menino negro da periferia do Rio de Janeiro, de nome João Pedro, pela polícia militar e de outro menino negro, Miguel, que foi deixado sozinho no elevador pela patroa da mãe e caiu do nono andar de um prédio no Recife. Essas tragédias ganharam repercussão nacional e internacional, mas e o racismo do dia a dia?

Do ponto de vista histórico, o metodismo tem uma tradição de luta abolicionista incentivada por John Wesley ao parlamentar Wilberforce. Na ocasião, Wesley disse que a luta pela abolição era uma missão que Deus havia conferido ao parlamentar e que ele não deveria retroceder nessa empreitada1.

No Brasil presencia-se o racismo em diversos setores da sociedade. Os casos que eclodiram ao redor do mundo e ocorrem em várias localidades do país mostram que o assunto ainda é pauta e necessita-se aprofundar a questão para sua superação e reparação dos prejuízos dessa prática discriminatória em relação à população negra.
Algumas alternativas podem ser pensadas para a superação do racismo, sobretudo, nas comunidades de fé.
Perguntas interessantes