Geografia, perguntado por salesleiliane36356, 8 meses atrás

caminhos para combater a violência nas escolas​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheussoares05749
1

Evitar ao máximo confusão,tentar sempre resolver na conversa,recorrer a um professor ou diretor,falar para os seus pais ou responsáveis

Respondido por lukaolukao
1

Resposta:

Não há uma solução única para todo o país. Nossas escolas parecem presídios, pois, muitas vezes a empresa que constrói a escola por meio do processo licitatório prescindem de uma visão urbanística mais ampla para acolher os alunos, professores e a comunidade como um todo. Mas podemos citar alguns pontos:

- Melhorar o salário dos professores;

- Escolas integrais (de manhã aulas regulares, a tarde aulas extracurriculares como, por exemplo, esporte, dança, música, arte, informática etc).

- Salas com menos alunos (por volta de 35 alunos em média)

- Salas com melhor infraestrutura;

- Escola plural que valorize todo tipo de cultura e diversidade, pois, somos um país multiétnico;

- Diretores melhores qualificados

Cabe ressaltar que para ocorrer estas mudanças não é apenas necessário gestão, mas, sim aumento dos impostos, principalmente aqueles ligados a propriedade e renda.

Pois, não há como fazer política pública sem orçamento, ou seja, sem dinheiro, logo, sem impostos.

Como exemplo pode-se citar escolas na Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia etc. Nestes países se cobram impostos mais altos dos ricos para financiar o ensino público que no futuro trará melhores profissionais os quais servirão para criar novos produtos de tecnologia, entre outros.

Os impostos nestes países são progressivos, ou seja, se cobra mais de quem tem mais e menos de quem tem menos. Mesmo assim, o rico ainda tem condição de optar entre a escola pública ou privada, pois, o imposto é concentrado na renda e na propriedade e não no consumo como é no Brasil.

Quando o imposto é concentrado no consumo temos uma política tributária regressiva que contribui para a desigualdade social, pois, o Estado retira seu poder de compra, por isso, produtos básicos no Brasil são caros.

Explicação:

Perguntas interessantes