História, perguntado por jmoura935, 10 meses atrás


Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos, iguais braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem vamos embora que esperar não e saber
Quem sabe faz a hora, nao espera acontecer

Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão E acreditam nas flores vencendo o canhão

Ha soldados armados, amados ou nao
Quase todos perdidos de armas na mão

Nos quarteis lhes ensinam uma antigas lições de De morrer pela pátria e viver sem razão

nas escolas, nas ruas, campos. construções somos todos soldados armados ou não caminhando e cantando seguindo a canção somos todos iguais, braços dados ou não

os amores na mente, as flores no chão a certeza na frente, a história na mão caminhando e cantando e seguindo a canção aprendendo ensinar uma nova lição

Vem vamos embora que esperar nao e saber
Quem sabe faz a hora nao espera acontecer.

1.idenfique na letra da canção, alguns versos que expressam uma crítica ,um protesto ou um chamamento contra a situação do país durante o regime militar

2. pesquise outras canções (musica e letra) de protesto contra a ditadura militar no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por BelleCampos314
20

1 questão

Crítica :

Nos quarteis lhes ensinam uma antigas lições de De morrer pela pátria e viver sem razão

Chamamento/ protesto :

Vem vamos embora que esperar não e saber

Quem sabe faz a hora, nao espera acontecer

2 questão :

"Apesar de você" do Chico Buarque

"Afasta de mim esse cálice"

Respondido por rafaeleramos
2

Questão 1:

 É possível identificar na letra da canção o verso "Nos quartéis lhes ensinam/ Uma antiga lição/ De morrer pela pátria/ E viver sem razão" expressando crítica e, o verso "Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer" expressando protesto e chamamento.

 A Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil foi um regime autoritário que se iniciou com um golpe militar em 31 de março de 1964 e perdurou por 21 anos, estabelecendo na nação brasileira censura à imprensa, restrição de direitos políticos e até perseguição à opositores do regime.

 Como ato de resistência à um governo ditatorial, pessoas do mundo artístico, como músicos, passaram a usar seu trabalho como meio de denúncia e protesto.

 É o que representa a canção acima "Pra não dizer que não falei das flores", do cantor paraibano Geraldo Vandré, entoada em passeatas contra o regime, pois retrata a realidade da desigualdade sócio-econômica daquele tempo e um chamamento à mudança daquele quadro.

Leia mais sobre música como protesto em:

https://brainly.com.br/tarefa/4191701

Questão 2:

 Podemos encontrar como música/letra de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil "Apesar de você", de Chico  Buarque e, "Cálice", de Gilberto Gil e Chico Buarque.

 A música popular brasileira (MPB) foi um dos principais meios de denúncia, oposição e protesto contra a Ditadura Militar (1964-1985).

 Diversos compositores apontaram em suas letras suas insatisfações - por vezes de forma direta ou indireta por meio de metáforas -, o que levou muitos a serem perseguidos e censurados e, por consequência, muitos se auto exilaram para que não fossem presos, mortos ou torturados devido à oposição.

 A música "Apesar de você" (1970), de Chico  Buarque, liberada apenas no ano de 1978, faz uma crítica à futura queda dos militares utilizando metáforas. Para que a música passasse sob supervisão da censura da época foi dito por Chico se tratar de uma briga entre casal.

Leia um trecho:

Apesar de você

Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão

(.....)

Apesar de você

Amanhã há de ser

Outro dia

 A música "Cálice" (1973), de Gilberto Gil e Chico Buarque, liberada apenas em 1975, também faz uma crítica à censura imposta pelos militares. Gil e Chico utilizaram: a metáfora ao momento de súplica de Jesus Cristo que sabia que a hora de Sua morte estava próxima, então suplicou ao Pai que afastasse d'Ele o cálice (destino); e a paronomásia que produz no som das sílabas da palavra "cálice" a possibilidade da escuta de "cale-se", como ideia de afastar a censura do povo.

Leia um trecho:

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue

Leia mais sobre música/letra de protesto em:

https://brainly.com.br/tarefa/44568001

https://brainly.com.br/tarefa/49909232

Anexos:
Perguntas interessantes