Saúde, perguntado por deborakling23, 8 meses atrás

Camila, acadêmica de nutrição, matriculada na disciplina de Fisiologia Humana, voltou para sua casa transtornada com a aula que teve naquele dia, devido a quantidade de informação e o poder que uma só glândula hormonal era capaz de fazer no corpo. Ao comentar com sua mãe, foi desafiada a resumir todo o conteúdo. Camila, meio insegura em responder sua mãe, falou o seguinte: Dois hormônios que são secretados pela Tireoide, aumentam o metabolismo e são capazes de alterar a velocidade das funções biológicas do nosso corpo. Sua mãe, respondeu: Você acabou de sair de uma aula de 04 tempos e resumiu a aula em 23 palavras? Vá já para seu quarto e trate de estudar! Camila, se sentindo mal, ligou para sua amiga Mirelly e juntas começaram a estudar os efeitos desses hormônios. Ajude a Camila e a Mirelly, a detalhar as funções desses hormônios em todo o organismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielserra1999
0

Resposta:

Explicação:Efeitos dos Hormônios da Tireoide sobre o crescimento – Nos seres humanos, o efeito do hormônio da tireoide manifesta-se, principalmente, nas crianças em fase de crescimento. Nas crianças com HIPOTIROIDISMO (baixa produção dos hormônios), o crescimento sofre um grande retardo. Nas com HIPERTIROIDISMO (alta produção dos hormônios), com frequência ocorre crescimento excessivo do esqueleto, fazendo com que a criança fique bem mais alta em idade mais precoce. Outro efeito muito importante dos hormônios da tireoide é o de promover o crescimento e o desenvolvimento do cérebro no feto e nos primeiros anos de vida da criança.

Efeitos dos Hormônios da Tireoide sobre o metabolismo dos carboidratos e dos lipídios (gorduras) – Os hormônios da tireoide estimulam quase todos os aspectos do metabolismo dos carboidratos, incluindo a rápida absorção de glicose pelas células, maior absorção pelo sistema gastrointestinal e aumento da secreção de insulina (influenciando, desta forma, a ocorrência ou não de diabetes). O aumento do hormônio da tireoide diminui a quantidade de colesterol e triglicerídeos no sangue. Inversamente, a diminuição na secreção da tireoide aumenta muito as concentrações de colesterol e triglicerídeos no sangue, causando, quase sempre, um depósito excessivo de gordura no fígado. O grande aumento do colesterol no sangue no HIPOTIROIDISMO prolongado (ou seja, sem tratamento) está muitas vezes associado ao aparecimento de arteriosclerose grave (“entupimento” dos vasos sanguíneos, que por sua vez podem causar infartos ou AVCs – acidentes vasculares cerebrais).

Efeito sobre o peso corporal – Um grande aumento da produção do hormônio da tireoide quase sempre diminui o peso corporal, e grande redução da produção do hormônio quase sempre aumenta o peso corporal. Porém, esses efeitos nem sempre ocorrem, pois o hormônio da tireoide aumenta o APETITE, e isso pode contrabalançar a alteração do metabolismo. Muitas vezes, também, no excesso de hormônio tireoidiano ocorre diarreia; e na sua redução ocorre constipação.

Efeito sobre a respiração – O aumento do metabolismo, no excesso de hormônio da tireoide, aumenta a utilização de oxigênio e consequentemente aumenta a produção de CO2. Esses efeitos aumentam a frequência e a amplitude dos movimentos respiratórios.

Efeito sobre o sistema nervoso central – Em geral, o hormônio da tireoide aumenta a atividade cerebral. Por outro lado, a falta do hormônio lentifica esta função, deixando os indivíduos com HIPOTIROIDISMO mais letárgicos no raciocínio. O indivíduo com HIPERTIROIDISMO pode apresentar nervosismo extremo e muitas tendências psiconeuróticas, tais como complexos ansiosos, preocupação extrema e até mesmo paranoias. Efeito sobre os músculos – Um pequeno aumento na quantidade de hormônio da tireoide geralmente faz os músculos reagirem de maneira enérgica. Mas quando a quantidade de hormônio se torna EXCESSIVA, os músculos se enfraquecem, em virtude do acentuado consumo de proteínas. Por outro lado, a falta do hormônio da tireoide faz os músculos se tornarem extremamente lentos, fadigados e de mais lenta recuperação após o seu uso.

Perguntas interessantes