Biologia, perguntado por jrbento83, 4 meses atrás

Camada de ozônio não é um dos tópicos ambientais mais comentados hoje em dia, mas isso não significa que ela tenha sido esquecida ou que esteja tudo bem, pelo contrário. Cientistas ainda se esforçam para dimensionar o prejuízo provocado pela ação humana. Dois artigos publicados nesta quarta (10) na revista Nature, inclusive, apontam o declínio na produção de moléculas responsáveis pela destruição da camada de ozônio, como o triclorofluorometano, também conhecido como CFC-11, usado no processo de fabricação de espumas. Apenas entre 2018 e 2019, a redução nas emissões foi de 18 mil toneladas, o que representava 26% do total. A medida, feita por meio da análise de gases da atmosfera, foi aferida em locais remotos, distantes de grandes centros poluidores.



Considerando as questões relacionadas a camada de ozônio e mudanças climáticas, assinale a questão correta:

Escolha uma opção:

a.
O Protocolo de Montreal foi um tratado internacional para implementar a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio (1985), que bane toda uma família de produtos químicos, como os clorofluorcarbono ou CFC, e estabelece prazos para sua substituição.

b.
Os gases de efeito estufa, como o gás carbônico e o metano, são usados como referência para medir o buraco na camada de ozônio.

c.
O metano (CH4), apesar de compor o chamado gases de efeito estufa (GEE), não causa tantos danos em relação ao CO² no que se refere ao aumento da temperatura média da superfície da Terra.


d.
A camada de ozônio já se reestabeleceu em sua totalidade, desta forma, não é mais um tema de grande relevância

Soluções para a tarefa

Respondido por joannasilvamoreira
4

Resposta:

a)

Explicação:

A letra d) é facilmente descartada, já na letra c) temos que observar que o metano tem um potencial atmosférico muito mais elevado que o gás carbônico, sendo assim ele é muito mais agressivo em relação ao aumento da temperatura, e na b) o exemplo mais comum é o clorofluorcarbono que reage com o ozônio

Perguntas interessantes