Matemática, perguntado por lorranylaignier5, 3 meses atrás

Cálculo Numérico

O determinante de uma matriz possui várias aplicações atualmente. Utilizamos para verificar se três pontos estão alinhados no plano cartesiano, para calcular áreas de triângulos, para resolução de sistemas lineares, entre outras execuções na matemática. O estudo de determinantes não se limita à matemática, há algumas aplicações na física, como no estudo de campos elétricos.


Calculamos determinantes somente de matrizes quadradas, ou seja, matrizes em que a quantidade de colunas e a quantidade de linhas são iguais. Para calcular o determinante de uma matriz, precisamos analisar a ordem dela, ou seja, se ela é 1x1, 2x2, 3x3 e assim sucessivamente. Quanto maior a sua ordem, mais difícil será encontrar o determinante, no entanto, há métodos importantes realizar o exercício, como a regra de Sarrus, utilizada para calcular-se determinantes de matrizes 3x3.

Toda matriz quadrada possui, associada a ela, um número chamado de determinante da matriz, obtido por meio de operações que envolvem todos os seus elementos. Os determinantes apareceram há cerca de 300 anos (apesar de já existirem esboços do que seriam determinantes na Matemática chinesa de 2000 anos atrás), associada à resolução de equações lineares.


a) Resolva a equação a seguir (apresente os cálculos):


b) Para que valores de x o determinante da matriz A assume valor positivo (apresente os cálculos)?


c) Calcular o determinante da matriz B (apresente os cálculos):


Matrizes na imagem em anexo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliacoimbra
5

Resposta:

Explicação passo a passo:

Anexos:

mirian26juscelia: A sua avaliação precisa de correção:

1ª questão , ao desenvolver o determinante a equação é do 2º grau , então há dois valores de .x.

2ª questão , na equação 10x -10 = 0 , precisa achar o valor de x , depois determinar o Det A >0, então x >1.

Atenciosamente,
cb4477: Pode arrumar o que falta c?
Perguntas interessantes