Cálculo do Nox das substâncias
Cl
S
Zn
Na
Ca
Al
O
SO
S
N
Cr
Fe
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes de mais nada, para calcularmos o Nox o elemento deve estar reagindo com outro elemento, caso esteja sozinho seu Nox é zero.
Portanto apenas o SO que haverá Nox, sabemos que é um óxido. O Oxigênio em óxidos possui Nox -2. Portanto o Nox do S será +2. Os demais 0 a menos que estejam em ligação.
Resposta:
Explicação:
NOX: -1
O elemento químico Cl está na família dos halogênios, que possuem 7 elétrons em sua camada de valência, portanto, a tendência dele, ao fazer uma ligação química é pegar um elétron do outro elemento.
NOX: -2
O elemento S está na família dos calcogênios, que possuem 6 elétrons em sua camada de valência, portanto, a tendência dele, ao fazer uma ligação química é pegar dois elétrons do outro elemento.
NOX: +2
O zinco está na família dos metais de transição externos, que possuem 2 elétrons em sua camada de valência, portanto, a tendência dele, ao fazer uma ligação química é perder 2 elétrons.
NOX: +1
O Na está na família dos metais alcalinos, que possuem 1 eletrón em sua camada de valência, portanto, a tendência é perder 1 elétron.
NOX: +2
O Ca está na família dos metais alcalinos terrosos, portanto, possui 2 elétrons em sua camada de valência. A tendência dele é perder 2 elétrons.
NOX: +3
O Al está na família do Boro e possui 3 elétrons em sua camada de valência, portanto, sua tendência é perder 3 elétrons.
NOX: -2
O O está na família dos calcogênios, portanto sua tendência é ganhar 2 elétrons.
NOX: Do S é +2 e o do O é -2
(O oxigênio é uma das exceções à regra do octeto, pois se estabiliza com 6 elétrons)
NOX: -2
O S está nos calcogênios
NOX: +5
NOX: +2
O Cr é um metal de transição
NOX: +2
O Fe é um metal de transição