Calcule Está Matriz:
Soluções para a tarefa
Como as duas matrizes (A e B) são iguais, a soma de das matrizes A e B pode ser dada como:
Temos então o determinante de uma matriz multiplicada por um escalar, seguindo as propriedades de determinantes, sabemos que:
Assim, o determinante fica:
I) Copiar toda a resposta antes de enviar;
II) Enviar, clicar para editar, selecionar e deletar tudo e ctrl+v
III) Verificar no Browser e no App se está tudo ok
IV) Se não estiver eu edito a resposta e volto pro passo I)
Detalhe: eu deixo todas as respostas do dia abertas na tela de edição em abas diferentes
Pouco tempo atrás "descobri" que o latex aqui no site não permite escrever "definicao", tem que botar um espaço entre "e" e "f" pra aceitar.
Agora escrevo toda palavra separando as letras por espaços pra evitar "p r o b l e m a s" :)
.
.
✍
❄☃ ☘☀
.
☺lá, Thiago, como tens passado estes últimos dias⁉ Espero que bem❗
.
☔ Ousarei responder depois desse show de resposta que o Ge lançou acima explorando mais um cálculo braçal que demonstrará a propriedade de determinantes utilizada por ele (caso não lembremos desta regra na hora h).
.
✍
.
☔ Sendo ambas as matrizes de mesmas dimensões, podemos realizar a soma. Sendo cada elemento então temos que A + B = 2 * A. Sendo assim, calcularemos a determinante da matriz 2A.
.
☔ Segundo a regra de Sarrus temos que para encontrarmos a determinante de uma matriz tal que m=n (ou seja, uma matriz quadrada) devemos adicionar n-1 colunas à direita da matriz sendo elas cópias das n-1 primeiras colunas de tal forma que nossa determinante será a soma das n diagonais multiplicativas, começando no termo , subtraído da soma das outras n diagonais multiplicativas, começando no termo das colunas repetidas.
.
☔ Começaremos escrevendo nossas n-1 colunas a mais à direita.
.
.
☔ Em seguida, vamos registrar as diagonais multiplicativas que iremos somar. Esta será nossa primeira, de três, diagonal multiplicada a ser somada.
.
.
.
☔ Esta será nossa primeira, também de três, diagonal multiplicada a ser subtraída.
.
.
.
☔ Desta forma obtemos a equação e o resultado procurado:
.
.
.
.
☔ Veja que tendo colocado em evidência o termo temos dentro do parênteses exatamente a Determinante de A (pois retiramos todos as multiplicações por 2), exemplificando a aplicação do Teorema bem aplicado pelo Ge.
.
.
✅
.
.
.
.
☁
☕
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
.
.
.
.