Física, perguntado por sheltonsamuelcumbane, 4 meses atrás

Calcule amplitude e a frequência angular

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kauagamerdemoura
0

Resposta:

Chamamos de frequência o número de oscilações realizadas por um sistema em MHS que são concluídas a cada segundo. O período, por sua vez, é calculado como o inverso da frequência e é igual ao tempo gasto para que o sistema em MHS complete uma oscilação. As unidades de medida da frequência e do período do MHS são, respectivamente, o hertz (Hz) e o segundo (s). As fórmulas usadas para calcular essas grandezas são as seguintes:

f – frequência (Hz)

T – período (s)

n – número de oscilações

Δt – intervalo de tempo (s)

Além das grandezas frequência e período, o MHS é definido a partir de grandezas angulares. Tais grandezas permitem-nos saber em qual posição uma partícula em MHS encontra-se, bem como precisar quais são suas medidas de energia cinética e potencial naquele instante. A mais importante das grandezas angulares relacionadas ao MHS é a frequência angular, também conhecida como velocidade angular ou pulsação.

ω – frequência angular (rad/s)

A frequência angular tem a dimensão de rad/s. Os radianos são uma das diferentes formas de se definir os ângulos no círculo trigonométrico. Sabe-se que uma volta completa ao longo do círculo trigonométrico corresponde a 360º, que, por sua vez, correspondem a 2π radianos.

No caso do MHS, o círculo trigonométrico serve como uma referência para uma oscilação completa. Por exemplo, ao comprimir uma mola e soltá-la, temos uma oscilação completa quando ela tiver voltado à posição inicial – nesse caso dizemos que ela percorreu um deslocamento angular igual a 2π radianos.

Perguntas interessantes