Química, perguntado por jmsmarciosilva2020, 2 meses atrás

Calcule a solubilidade do Ag2S em água, considerando o seu Kps = 6,0x10 -51.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Nitoryu
7

A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que faremos, é possível confirmar que o valor da solubilidade do sulfato de prata (Ag₂S) é igual a 1{,}145\times 10^{-17}. E para chegar a esta conclusão tivemos que utilizar o equação de dissociação do sulfato de prata.

\sf Ag  _ 2 S \to 2 Ag ^+ + S ^ -

Essa reação significa que para cada 1 mol de sulfato de prata será produzido 2 mols de cátions de prata e 1 mol de ânions sulfato .

Portanto, a concentração de íons de prata é 2 vezes maior que a concentração de sulfato.

Assim, levando em conta nossa equação de dissociação, podemos encontrar a solução do nosso problema.

O problema diz que calculamos a solubilidade do sulfato de prata (Ag₂S) em água, temos que levar em consideração que o valor de sua constante de solubilidade (Kps) é igual a 6{,}0\times 10^{ - 51}

Como levamos em consideração a equação que descreve a dessorção do sulfato de prata em uma solução e também temos o valor da constante de solubilidade, podemos aplicar a equação:

\sf K _{ps} = \left[X^+\right]^x \left[Y^-\right]^y

Onde:

  • \sf X ^+ : É o cátion na solução aquosa (este valor não é conhecido, mas não será necessário para a solução do problema).

  • \sf Y ^+ : É o ânion na solução aquosa (este valor não é conhecido, mas não será necessário para a solução do problema).

  • \sf x,y : São os coeficientes que multiplicam o ânion e o cátion (conhecemos o valor desses coeficientes).

  • \sf K _{ps} : É a constante de solubilidade (esta variável será fundamental para a solução do problema).

Esta equação será fundamental para calcular a solubilidade de qualquer sal, para começar os cálculos devemos atribuir algumas variáveis que representem o valor da concentração dos ânions e cátions do sal, principalmente nestes problemas a variável s é utilizada.

Com a ajuda da expressão para calcular a constante de solubilidade e reconhecendo os cátions e ânions, obtemos a equação:

\sf K _{ps} = \left[Ag^+\right]^2 \left[S^-\right]

Agora vamos montar nossa equação que nos ajudará a resolver este problema, lembre-se que a concentração de prata é 2 vezes maior que a concentração de sulfato, então substituindo na expressão obtemos a equação:

\sf 6{,}0\times 10^{-51} = \left[2 s\right]^2 \left[s\right] \\\\\\\\ \sf  6{,}\times 10^{-51} = 4 s^2 \cdot s \\\\\\\\ \sf 6{,}0\times 10^{-51} = 4 s^3\\\\\\\\ \sf \dfrac{6{,}0\times 10^{-51}}{4} = s ^3 \\\\\\\\ \sf \sqrt[3]{1{,}5\times 10^{-51}} = s \\\\\\\\ \boxed{\boxed{\sf 1{,}145\times 10^{-17} \cong s}} \Longrightarrow \sf~Resposta \checkmark

Ops: O valor da variável s representa o valor da solubilidade do sulfato de prata.

Feitos os cálculos, acabamos de concluir que o valor da solubilidade do sulfato de prata em água é igual a 1{,}145\times 10^{-17}.

Veja mais sobre o assunto de constante de solubilidade nos links a seguir:

\star https://brainly.com.br/tarefa/51032220

\star https://brainly.com.br/tarefa/4174670

\star https://brainly.com.br/tarefa/4057646

Bons estudos e espero que te ajude =)

Dúvidas? Comente

Anexos:
Perguntas interessantes