Matemática, perguntado por Lukyo, 11 meses atrás

Calcule a integral definida

\displaystyle\int_0^{\pi/2}\frac{1}{1+(\mathrm{tg}\,x)^{\sqrt{2}}}\,dx

(Gabarito: π/4)

Favor responder passo a passo de forma clara, organizada e detalhada. Obrigado. :)


Lukyo: Se der certo, está valendo!

Soluções para a tarefa

Respondido por Alissonsk
26

Antes vou apresentar a propriedade. Normalmente uma integral é dada por  1~)~\mathsf{\displaystyle\int_{a}^{b}f(x)~dx} se considerarmos f ( a + b - x ), onde x = a e x = b, teremos:

\mathsf{\displaystyle\int_{a=x}^{b=x}f(a+b-x)~dx}

Ainda assim, se quisermos voltar a integral 1 ) basta fazer a substituição de u = a + b - x, onde du = - dx, que é o mesmo que dx = - du.

Logo,

\mathsf{\displaystyle-\int_{b=u}^{a=u}f(u)~du=\displaystyle\int_{a}^{b}f(u)~du}, onde \mathsf{\displaystyle\int_{a}^{b}f(x)~dx}.

Sabendo disso, podemos resolver tranquilamente a integral. Farei de uma forma mais "direta", já que as definições estão acima.

\mathsf{\displaystyle\int_{0}^{\frac{\pi}{2}}\dfrac{1}{1+(tan~x)^{\sqrt{2}}}~dx}\\ \\ \\ \\ =\mathsf{\displaystyle\int_{0}^{\frac{\pi}{2}}\dfrac{1}{1+(tan~(\frac{\pi}{2}-x))^{\sqrt{2}}}~dx}\\ \\ \\ \\ =\mathsf{\displaystyle\int_{0}^{\frac{\pi}{2}}\dfrac{1}{1+\dfrac{1}{(tan~x)^{\sqrt{2}}}}~dx}\\ \\ \\ \\ =\mathsf{\displaystyle\int_{0}^{\frac{\pi}{2}}\dfrac{(tan~x)^{\sqrt{2}}}{1+(tan~x)^{\sqrt{2}}}~dx}

A integral ficou com uma forma diferente. Ainda assim, podemos calcular o dobro da integral somando as duas integrais. Ou seja,

\mathsf{\displaystyle\int_{0}^{\frac{\pi}{2}}\dfrac{(tan~x)^{\sqrt{2}}}{1+(tan~x)^{\sqrt{2}}}~dx+\displaystyle\int_{0}^{\frac{\pi}{2}}\dfrac{1}{1+(tan~x)^{\sqrt{2}}}~dx=\displaystyle\int_{0}^{\frac{\pi}{2}}~1dx={\dfrac{\pi}{2} }}

Como calculamos o dobro, o resultado ainda não é este. Dessa forma, basta dividir o resultado encontrado por 2. Então,

\mathsf{\dfrac{\pi}{2} :2}\\ \\ \\ \boxed{\mathsf{\dfrac{\pi}{4}}}~~\checkmark


Alissonsk: Partimos de uma integral que aparentemente é difícil e encontramos outra integral nada semelhante com a 1º. A soma das duas integrais resulta em uma integral muito simples, que por sinal é o dobro do valor da integral inicial.
viniciusredchil: Impressionante! Muito engenhosa sua resposta!
Alissonsk: Obrigado!
Lukyo: Cara.. obrigado demais! :)
Alissonsk: De nada! :)
Perguntas interessantes