Calcular o número de termos da sequência (71, 72, 75, 80, 87,....... 2007) .
Soluções para a tarefa
Resposta:
Logo, a sequência possui 45 termos (0 a 44)
Explicação passo-a-passo:
an = a1 + ( n - 1)² .r
2007 = (n - 1)² + 71
(n - 1)² = 2007 - 71
(n - 1)² = 1936
n - 1 = √1936
n - 1 = 44
n = 44 + 1
n = 45
se subtrair 71 de todos os termos teremos :
(0, 1, 4, 9, 16, ... , 1936)
pode ser escrito assim :
{ 0² , 1², 2², 3², 4² , 5² , 6²....44²}
Resposta: A sequência possui (quarenta e cinco) termos.
Explicação passo-a-passo:
O exercício quer saber qual é o número de termos da sequência numérica . Objetivando encontrar algum padrão nela, vamos reescrevê-la. Logo, a sequência acima equivale a:
É claramente perceptível que na sequência explícita em , cada termo, a partir do segundo, é a soma do termo anterior com um número natural ímpar. Os números ímpares a serem somados iniciam-se com o número e, a cada próximo termo, soma-se ao termo anterior o ímpar subsequente. Perceba que ainda sim não temos o suficiente para determinar o total de termos da sequência, então vamos reescrever . Decompondo em soma cada termo da sequência , ficaremos com:
De , apenas nos interessa o último termo , que por sua vez é igual a . Ou seja: . É notório que cada termo () da sequência em equivale a uma soma de parcelas, onde uma delas é necessariamente o número e as outras são números ímpares subsequentes a partir de . Sendo assim, a quantidade de parcelas da soma será o número de termos da sequência . Portanto, de temos:
⇒
⇒
⇒
⇒
⇒
⇒
Percebe-se que o n-ésimo termo é uma soma de números ímpares subsequentes a partir do número , mais o número . Sendo assim, o termo é uma soma de parcelas de números naturais, que por sua vez resulta em . Posto isto, o termo será o termo , e com isso está provado que a sequência tem termos.
. A soma é obtida somando-se os primeiros números naturais ímpares.
Abraços!