calcular metros cúbicos
Soluções para a tarefa
Resposta: Para que possamos entender como calcular o metro cúbico (m³), precisaremos entender o que é esta unidade de medida. Afinal, pode ser facilmente confundida com as medidas do metro quadrado, uma vez que você deixe de colocar algum número da equação! Acompanhe para entender e veja a fórmula logo abaixo.
Explicação passo-a-passo: O que é metro cúbico
O metro cúbico nada mais é do que uma forma de calcular a quantidade ou volume cabível em algum recipiente ou espaço. Por exemplo, você poderá calcular o metro cúbico de uma piscina para entender quantos litros de água irão dentro dela. Ou, poderá calcular o metro cúbico de um viga para saber a quantidade de concreto que deverá ser usado. As possibilidades de uso são inúmeras e isso é muito interessante, pois há flexibilidade para utilização.
Fórmula para calcular o metro cúbico
Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L. O resultado, será a metragem cúbica do espaço designado. Parece confuso, mas é muito simples, desde que você tenha as informações corretas.
Entretanto, não é somente quadrados ou retângulos que podem ser medidos desta forma, não é mesmo? Podemos medir ainda objetos cilíndricos para obter o resultado do volume (metros cúbicos). E para isso, acompanhe as explicações abaixo.
Como calcular o metro cúbico
Recipientes retangulares
O metro cúbico de um ambiente retangular deve ser calculado com base na fórmula apresentada anteriormente. Por exemplo, se uma construção de piscina tiver 2 metros de altura, por 8 metros de comprimento e 4 metros de largura, qual seria o resultado da área cúbica? 64 metros cúbicos, de acordo com os dados e com a fórmula A x C x L.
No caso de uma piscina ou recipiente que vá água, você ainda poderia calcular a quantidade de litros que são equivalentes a metragem cúbica ( 1.000 litros = 1 m³) . Para isso, basta multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1.000. No exemplo da piscina, caberiam 64 mil litros de água.
Recipientes cilíndricos
Já para recipientes cilíndricos, o cálculo é um pouco diferente. Não foge as regras , mas precisamos acrescentar mais detalhes. Faça o seguinte:
Faça a medição do diâmetro de um dos lados;
Divida o valor por dois para descobrir o valor do raio;
Faça a multiplicação do raio por ele mesmo;
Multiplique o resultado por pi (π), que é 3,14. Agora você tem a área bidimensional;
Meça a distância das duas extremidades do cubo, altura do recipiente;
Agora multiplique esta distância pelo valor do resultado da área bidimensional (item 4);
O resultado será a área em metros cúbicos!
Formula para calcular o volume em recipientes cilíndricos: (π.R²).h
π= pi R= raio h= altura