Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
63
Se as alternativas forem:
( ) O desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
( ) Um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
( ) A mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
( ) O superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
produzida na Amazônia compensa a possível degradação
( X ) A recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.
mariaeduardasoaresce:
obrigada
Perguntas interessantes