Direito, perguntado por larisouzacat, 1 ano atrás

Caio Mário da Silva Pereira nos ensina que “a lei somente perde a eficácia em razão de uma força contrária à sua vigência. E tal força é a revogação, [...] com força de fulminar a sua obrigatoriedade. [...] mas não podemos considerá-la como razão única. Pode ainda ocorrer a morte da norma jurídica independentemente da existência de uma lei posterior que a venha destruir. Há leis que trazem ínsito o germe de extinção de sua obrigatoriedade. Há leis que já começam a vigorar com o estabelecimento de um prazo para sua vigência, e força obrigatória a termo certo [...]” (PEREIRA, v. 1, 1990, p. 89). Assinale a alternativa que indica quais afirmações estão corretas: I – Segundo o princípio da continuidade, em regra, a lei tem caráter permanente. II – A revogação parcial da lei denomina-se ab-rogação. III – A lei temporária possui efeito erga omnes.

Soluções para a tarefa

Respondido por JeanK
1
I - Correto. Segundo o Princípio da Continuidade uma lei vigorará até que outra a modifique ou a revogue.
II - Errado. Ab-rogação é a revogação total de uma lei.A revogação parcial denomina-se derrogação. III - Correto. Erga omnes = contra todos / vale para todos.
Respondido por merlotga
0
(a I e a III estão corretas). I – Segundo o princípio da continuidade, em regra, a lei tem caráter permanente.   III – A lei temporária possui efeito erga omnes.
Perguntas interessantes