Caio decidiu esfregar um pano de seda em uma haste de vidro e percebeu que ambos os materiais ficaram eletrizados.
Caio realizou que tipo de eletrização? Explique como ela ocorre.
URGENTE PORFAVOR
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se um corpo neutro perder elétrons, ele fica eletrizado positivamente;
após realizar um grande número de observações experimentais, constatou que, quando dois corpos são atritados um contra o outro, se um deles se eletrizar positivamente, o outro, necessariamente, irá adquirir carga elétrica negativa.
Por exemplo quando uma barra de vidro é atritada com seda:
Após a eletrização por atrito, os corpos atritados sempre adquirem cargas de sinais opostos
O vidro adquire carga positiva e a seda fica eletrizada negativamente.
Procurando uma explicação para este fato, Franklin formulou uma teoria, segundo a qual os fenômenos elétricos eram produzidos pela existência de um "fluido elétrico" que estaria presente em todos os corpos. Em um corpo não eletrizado (corpo neutro) este fluido este fluido existiria em "quantidade normal". Quando dois corpos diferentes eram atritados entre si, haveria transferência de parte do "fluido elétrico" de um para o outro. O corpo que recebesse fluido ficaria eletrizado positivamente e aquele que perdesse ficaria eletrizado negativamente. Desta maneira, segundo suas idéias, não haveria criação nem destruição de carga elétrica, mas transferência de eletricidade de um corpo para o outro, isto é, a quantidade total de "fluido elétrico" permaneceria constante.
Atualmente sabemos que a teoria de Franklin era, pelo menos, parcialmente correta. De acordo com as descobertas realizadas no século passado, sabe-se que realmente o processo de eletrização consiste na transferência de carga elétrica entre corpos que se atritam. Entretanto, esta transferência é feita através do fluido elétrico imaginado por Franklin mas, sim, pela passagem de elétrons de um corpo para outro.
Explicação:
Caio realizou a Eletrização por Atrito
O atrito entre dois corpos de materiais diferentes, inicialmente neutros, é a maneira de fazer com que eles se aproximem bastante para que os átomos de um possam interagir com os átomos do outro. Perderá elétrons o átomo que exercer menor força sobre eles. Assim os dois corpos ficam eletrizados com carga de mesmo valor absoluto e sinais opostos (um com carga negativa e outro com carga positiva): diferentes materiais possuem diferentes afinidades por elétrons.