Cadernos Virtuais – a cultura digital presente na sala de aula
Interativos e dinâmicos, os novos materiais pedagógicos da Olimpíada estimulam o olhar crítico e a escrita dos estudantes do século XXI.
Jéssica Nozaki e José Alves
Muito se fala sobre a necessidade da criação de objetos digitais para serem incorporados ao cotidiano das escolas brasileiras. Os estudantes do século XXI tendem, por causa do contato intenso com as ferramentas virtuais interativas, a aprender a partir de novas demandas geradas pelas diversas linguagens tecnológicas que o universo digital possibilita. Uma pesquisa recente divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o Brasil como a quarta maior população de nativos digitais do mundo. Entende-se por nativos digitais os jovens que cresceram acompanhando de perto a expansão da internet e, portanto, estão acostumados às muitas mudanças trazidas pela web. No Brasil, o número chega, em 2013, a aproximadamente 20 milhões de jovens.
Ao mesmo tempo, professores se veem cada vez mais desafiados a incluir materiais pedagógicos que utilizem essa linguagem de modo a construir sentido e significado para essa população de estudantes ávidos por conexão, seja por meio de computadores, seja por dispositivos móveis. Não à toa o Ministério da Educação (MEC) tem como meta a distribuição de tablets para professores das escolas da rede pública brasileira
Pensando e agindo com base nesse cenário desafiador, a equipe da
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro digitalizou as sequências didáticas que orientam os professores a trabalharem os gêneros textuais – Poesia, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião – abarcados pelo Programa e criou os Cadernos Virtuais, um para cada gênero. Além da versão para os computadores das salas de informática das escolas, o conteúdo também estará disponível para ser utilizado nos celulares e em tablets. Nos Cadernos, além das ferramentas interativas há jogos com atividades pedagógicas sobre os gêneros trabalhados para serem explorados pelos estudantes com a mediação do professor. Eles estimulam a aprendizagem colaborativa e em rede.
No formato virtual, o professor também pode personalizar o processo de ensino e aprendizagem por meio de ferramentas de anotação e de grifo. Com elas, o educador pode fazer as suas marcações, que estarão disponíveis na versão que ele salvou para si.
ATIVIDADE
1) Após sua leitura do texto acima e seus conhecimentos sobre o tema faça um parágrafo argumentativo abordando as seguintes questões:
A) os alunos conseguem acompanhar as discussões que sentem visto nas mídias digitais?
B) Quais as vantagens desvantagens do uso das mídias digitais na sala de aula como ferramenta de aprendiz
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
ajudam a trabalhar mais rapido, pois varias pessoas n tem tanto tempo para studar ou trabalhar
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás