CADEIA PRODUTIVA DO DERIVADOS DO LEITE:
OBJETO/PRODUTO:
INDÚSTRIA:
DISTRIBUIÇÃO:
CONSUMO FINAL:
DESCARTE ADEQUADO E/OU LOGÍSTICO REVERSO:
ME AJUDEMM PFV!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
E6 A01- A LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO E A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DERIVADOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
RESUMO: Com a crescente exigência de uma gestão economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa, a logística reversa desperta um interesse crescente nas organizações empresariais de modo a internalizar seu desempenho num mercado global, competitivo e em permanente mudança. A logística com seus canais de distribuição tornou-se indispensável, e vem cada vez mais atender a uma demanda oriunda de classes sociais até então sem acesso a determinados bens de consumo, nem por isso menos exigente em termos de prazo, qualidade e pontualidade. Por meio destes canais é possível fazer uma reintegração dos produtos ao ciclo produtivo, ou seja, ao seu reaproveitamento no mercado primário e secundário que surge como um desafio num setor de materiais preponderantemente descartáveis como o hospitalar. Diversos fatores têm contribuindo para o desenvolvimento de uma logística eficiente tais como a globalização do mercado e a alta competitividade que passam a exigir um caminho reverso ao tradicional na realização da integração, entre o consumidor final, o fornecedor e a indústria . Este processo tornou-se normativamente vinculante com o advento da Lei Federal nº 12.305∕2010 e seu regulamento, estipulando a obrigatoriedade de implantação desse ciclo progressivamente em determinados setores, no contexto da Politica Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Portanto, esse estudo tem como objetivo em um primeiro momento fazer uma análise sobre a logística reversa e a seguir um estudo de caso sobre resíduos hospitalares.
Palavras-chave: Logística – logística reversa – cadeia de pós-consumo – comissões setoriais – resíduos sólidos hospitalares – meio ambiente.
1 INTRODUÇÃO
A logística possui uma finalidade fundamental que é atingir um nível de serviço satisfatório para o cliente final pelo menor custo total possível, devido à necessidade estratégica do desempenho logístico. As inovações relacionadas a essa área têm origem na integração das áreas em uma iniciativa estratégica integrada.
Neste sentido o objetivo da logística é de atingir, simultaneamente, a eficiência e a eficácia nesse processo, conforme Neto e Junior (2000), a logística é o planejamento, controle, organização, armazenagem, distribuição de bens e serviços e o transporte. Suas metas são de disponibilizar o produto, quantidade, momento, local, certo para o cliente, nas condições adequadas e por um preço justo.
A logística contemporânea além de tratar o fluxo da cadeia produtiva direta, preocupa-se também com o fluxo reverso, ou seja, naqueles que fluem no sentido inverso ao da cadeia direta, a partir dos produtos descartados pela sociedade e pelo consumo.
Para Lacerda (2002), o processo da logística reversa está somente iniciando no Brasil, com a preocupação com as questões da responsabilidade ambiental e também a necessidade de reduzir a economia do País precisa identificar qual será a destinação aos seus descartes.