Português, perguntado por mariferkatrinny577, 11 meses atrás

Cadê o papel-carbono? Outro dia tive saudade do papel carbono. E tive saudade também do mimeógrafo a álcool. E tive saudade da velha máquina de escrever. E tive saudade de quando, no dizer de Rubem Braga, a geladeira era branca e o telefone era preto. Os mais jovens não sabem nem o que é papel carbono ou mimeógrafo a álcool. Mas tive saudade deles, ou melhor, de um tempo em que eu não dependia eletronicamente de outros para fazer as mínimas tarefas. Uma torneira, por exemplo, era algo simples. Eu sabia abrir uma torneira e fazê-la jorrar água. Hoje tomar um banho é uma peripécia tecnológica. Hoje até para tomar um elevador tenho que inserir um cartão eletrônico para ele se mover. Claro que tem o Google, essa enciclopédia no computador que facilita as pesquisas 5(para quem não precisa ir fundo nos assuntos), mas muita coisa me intriga: por que cada aparelho de televisão de cada casa, de cada hotel tem um controle remoto diferente e a gente não consegue usá-los se

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
15

É correto afirmar o exposto na letra (D).

Isso ocorre porque, de uma forma ou de outra, o ser humano precisa da tecnologia para desenvolver as atividades diárias mais simples. Na prática, uma atividade comum a todos os seres humanos é a comunicação, que pode ser feita por computadores, notebooks e smartphones (celulares inteligentes).

Dessa forma, fica claro que a modernidade trouxe a obrigatoriedade com relação ao conhecimento dos serviços e ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segue o restante da pergunta:

(...)

Após a leitura atenta do texto, é correto afirmar que:

a) a tecnologia da modernidade não é tão eficiente quanto parece, por isso a conclusão de que “o homem é que foi feito para a máquina” (l. 52 e 53), e não o contrário, como se acreditava.

b) o saudosismo do locutor se justifica em virtude da sua constatação de que “o ser humano, foi descartado pela máquina” (l. 35 e 36); dessa forma, ele terá de voltar aos equipamentos do passado.

c) a tecnologia, embora tenha avançado em muitos setores, como, por exemplo, nos utensílios dos hotéis, na comunicação, ainda não foi capaz de conduzir a humanidade para a cura de doenças.

d) o ser humano na modernidade, independentemente de sua vontade, está atrelado às máquinas, já que várias de suas atividades diárias estão intrinsecamente ligadas a elas.

Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!

Perguntas interessantes