Português, perguntado por mariasantosgugli, 4 meses atrás

Cadê o dito cujo?

Muita gente quer saber onde está o dito “cujo”.
Caro leitor, não se assuste nem fique imaginando “coisas”. A verdade é que recebi dezenas de cartas querendo “notícias” do pronome relativo cujo.
Tenho um colega que costuma dizer que o pronome cujo é um ser “semimorto”. Segundo ele, só existe na língua escrita. Todos entendem o sentido de uma frase em que apareça o pronome cujo, mas ninguém se lembra dele na hora de falar.
Isso se comprova na fala do brasileiro. Observe a si mesmo e depois me diga se não é verdade. Você falaria, por exemplo, no seu dia-a-dia, uma frase do tipo “estava falando com o vizinho cujo filho foi contratado pelo Flamengo”?
Acredito que todos entenderiam a frase, mas que dificilmente seria usada na fala coloquial. Na verdade, a presença do pronome cujo caracteriza o uso formal da língua portuguesa. Praticamente só é usado na linguagem escrita
O curioso, entretanto, é que todos ou quase todos entenderiam a frase, ou seja, que “eu estava falando com o vizinho e que o Flamengo contratou o filho desse vizinho”. [...]
SILVA, Sérgio Nogueira Duarte. Língua viva IV. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 72-73. (Fragmento).

a) O autor do texto utiliza uma expressão bastante conhecida para tratar do assunto que irá discutir. Identifique essa expressão, explicando seu sentido. Qual a relação estabelecida pelo autor entre essa expressão e o assunto de seu texto? Justifique.
b) Segundo o texto, o “cujo é um ser ‘semimorto’”. O que o autor quer dizer com essa afirmação?
1. De que recurso o autor se vale para demonstrar que sua opinião é correta?
2. Por que, segundo o autor, o cujo praticamente desapareceu da fala do brasileiro?
c) Releia.
“O curioso, entretanto, é que todos ou quase todos entenderiam a frase, ou seja, que ‘eu estava falando com o vizinho e que o Flamengo contratou o filho desse vizinho’.”
Considerando a passagem apresentada entre aspas no trecho transcrito, é possível concluir que o pronome cujo desempenha uma importante função no estabelecimento da relação entre duas orações. Explique por quê.

Soluções para a tarefa

Respondido por irmaoshard19
5

Resposta: Para de perguntar Maria!!

Explicação: krl sou da sua sala e já cansei de procurar no Google e achar que achei a resposta, mas é você perguntando algo, tmnc!!!!! Chata pá Krl


salapanoiz: Obrigado!!
Perguntas interessantes