Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém, os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado. Ministério da Saúde. Saúde do homem: prevenção é fundamental para uma vida saudável. Disponível em: bvsms. Saude. Gov. Br/saude-do-homem-prevencao-e-fundamental-para-uma-vida-saudavel-2/ Em 2008, foi criada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), com objetivo de reconhecer os determinantes sociais que expõem essa parcela da população a riscos de adoecer, evidenciando os principais fatores que contribuem para a morbimortalidade desta parcela da população. Levando em conta as ações e/ou objetivos da PNAISH, ANALISE as afirmações abaixo. I - Promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos; II - Respeito aos diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão; III - Possibilita o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população; IV - Melhorar as condições de vida do adulto é pensar em idosos mais saudáveis, com maior qualidade de vida; V – Foca os grupos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes e os fatores de risco em comum modificáveis para essas doenças como tabagismo, uso de álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade. É correto o que se
Soluções para a tarefa
Sobre os preceitos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), Alternativa 5: I, II, III, IV e V estão corretas.
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) na Atualidade
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) define-se como uma importante política pública, capaz de promover uma série de ações, visando a qualidade da vida do homem.
Para isso, desenvolve uma série de determinantes sociais, os quais convergem com possíveis riscos que este grupo poderá sofrer, no sentido de tanto respeitar os diferentes grupos sociais, como também gerar mecanismos de prevenção, que possam reconhecer estes determinantes, além de gerar conscientização de saúde a estes indivíduos.
Mais sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH): brainly.com.br/tarefa/42945001
#SPJ4