“Cada vez mais evidente, a pobreza é estigmatizada, quer pelo caráter de denúncia da falência da sociedade e do Estado em relação às suas funções junto à população, quer pelo contraste com a abundância de produtos, quer pelo perigo iminente de convulsão social que para ela aponta. A violência e a agressividade aumentam, criando um clima de guerra civil nas grandes cidades, onde os índices de criminalidade são alarmantes. Ao medo e à insegurança, gerados na população, associa-se o preconceito e uma atitude de discriminação contra as camadas pobres da população, as favelas e os centros das cidades.” (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005, p.256-257.)
Considerando o texto acima e os processos de exclusão social no Brasil, é correto afirmar que:
01) a estigmatização estabelece distinções sociais entre grupos considerados dignos e outros associados com noções de vergonha, desvio e criminalidade.
02) a população pobre é a principal responsável pelo crescimento da criminalidade nos centros urbanos, aliando-se a organizações ilegais e exaltando a “cultura da pobreza” em produções culturais como o rap ou o hip hop.
04) o apelo ao consumo, feito pelas campanhas publicitárias veiculadas nos meios de comunicação de massa, evidencia o contraste entre uma sociedade construída nas propagandas e a situação de carência e de exclusão de grande parte da população.
08) a principal causa da pobreza, sobretudo nos centros urbanos, é a carência psicológica, ou seja, o sentimento de autodesvalorização das populações pobres em relação às ricas.
16) é possível identificar, no perfil biológico da população de uma determinada cidade, as justificativas para as condições precárias de sobrevivência de certos grupos sociais.
Escolha uma:
a. Alternativas corretas apenas: 02+04+08+16= 30.
b. Alternativas corretas apenas: 02+04+08= 14.
c. Alternativas corretas apenas: 01+04= 05.
d. Alternativas corretas apenas: 01+04+08= 13.
e. Alternativas corretas: 01+02+04+08+16= 31.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa correta é C com soma 05, estando as afirmações 01 e 04 corretas.
A afirmação 02 está incorreta, pois a autora do texto base não culpabiliza a população pobre pelo aumento da criminalidade.
A afirmação 08 está incorreta, pois as principais causas da pobreza são a desigualdade social e econômica, pois a má distribuição de renda concentra a riqueza nas mãos de poucas pessoas, deixando a maior parte da população em extrema pobreza.
A afirmação 16 está incorreta, pois as condições precárias de vida são resultantes de questões históricas e sociais e não de questões de cunho biológico.
Espero ter ajudado e bons estudos =)
“Cada vez mais evidente, a pobreza é estigmatizada, quer pelo caráter de denúncia da falência da sociedade e do Estado em relação às suas funções junto à população, quer pelo contraste com a abundância de produtos, quer pelo perigo iminente de convulsão social que para ela aponta. A violência e a agressividade aumentam, criando um clima de guerra civil nas grandes cidades, onde os índices de criminalidade são alarmantes. Ao medo e à insegurança, gerados na população, associa-se o preconceito e uma atitude de discriminação contra as camadas pobres da população, as favelas e os centros das cidades.”
Sobre os processos de exclusão social no Brasil é correto afirmar que estão corretas 01 e 04. Vamos analisar as alternativas, uma por uma:
- 01) a estigmatização estabelece distinções sociais entre grupos considerados dignos e outros associados com noções de vergonha, desvio e criminalidade.: correto. As pessoas, quando classificadas e rotuladas de maneira, geralmente, pejorativa, acabam sendo destituídas de seu valor intrínseco, e associadas ao que elas possuem em nível material;
- 02) a população pobre é a principal responsável pelo crescimento da criminalidade nos centros urbanos, aliando-se a organizações ilegais e exaltando a “cultura da pobreza” em produções culturais como o rap ou o hip hop.: falso. As pessoas pobres não são responsáveis pelo crescimento da criminalidade. É mais provável que as causas da pobreza sejam próximas das causas da criminalidade.
- 04) o apelo ao consumo, feito pelas campanhas publicitárias veiculadas nos meios de comunicação de massa, evidencia o contraste entre uma sociedade construída nas propagandas e a situação de carência e de exclusão de grande parte da população: correto. O apelo ao consumo, feito pelas diversas propagandas que presenciamos em nosso dia a dia, revela ainda mais o contraste entre quem pode e quem não pode comprar.
- 08) a principal causa da pobreza, sobretudo nos centros urbanos, é a carência psicológica, ou seja, o sentimento de autodesvalorização das populações pobres em relação às ricas.: falso. A causa da pobreza não é a carência psicológica. Embora a psicologia das pessoas influencie em suas decisões e nos modos como ela reage diante da vida, não é correto atribuir a pobreza material a uma situação psicológica, pois estaríamos culpando as pessoas pobres, exclusivamente, por serem pobres.
- 16) é possível identificar, no perfil biológico da população de uma determinada cidade, as justificativas para as condições precárias de sobrevivência de certos grupos sociais: falso. O perfil biológico das pessoas não é um indício de sua pobreza. A pobreza atinge a todas as pessoas, independentemente de sua cor de pele, composição muscular e etc.
Está correta, portanto, alternativa c).
Entre fatores que explicam a pobreza humana, podemos apontar:
- Concentração de renda nas mãos de poucas pessoas;
- Redução de oportunidades para os indivíduos, seja por conta de fatores étnicos e de cor, seja por conta da origem humilde dessas pessoas;
- Entraves governamentais para a ampliação de ofertas de emprego, por exemplo;
- Altas taxas de impostos sobre pessoas mais pobres, o que impossibilita qualquer reserva financeira;
Agora que você entendeu mais sobre a citação: “Cada vez mais evidente, a pobreza é estigmatizada, quer pelo caráter de denúncia da falência da sociedade e do Estado em relação às suas funções junto à população, quer pelo contraste com a abundância de produtos, quer pelo perigo iminente de convulsão social que para ela aponta. A violência e a agressividade aumentam, criando um clima de guerra civil nas grandes cidades, onde os índices de criminalidade são alarmantes. Ao medo e à insegurança, gerados na população, associa-se o preconceito e uma atitude de discriminação contra as camadas pobres da população, as favelas e os centros das cidades”, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema da pobreza:
Democracia e pobreza
https://brainly.com.br/tarefa/16086890
Dados do IBGE sobre a pobreza
https://brainly.com.br/tarefa/18147374
Migração internacional e pobreza
https://brainly.com.br/tarefa/18795335
-
Matéria: Sociologia
Nível: ensino superior