Cada vez mais as indústrias culturais ou criativas funcionam de modo hiperbólico, com filmes de orçamentos colossais, publicidades criativas, séries de TV diversificadas, programas de televisão que misturam o erudito com o music hall, arquiteturas-esculturas de grande efeito, videoclipes delirantes, parques de diversão gigantescos, concertos pop com uma mise-en-scène "extrema". Mais nada escapa das malhas da imagem e do divertimento, e tudo o que é espetáculo se cruza com o imperativo comercial: o capitalismo artista criou um império transestético proliferante em que se misturam design e star-system, criação e entertainment, cultura e show business, arte e comunicação, vanguarda e moda. Uma hipercultura comunicacional e comercial que vê as clássicas oposições da célebre "sociedade do espetáculo" se erodirem: o capitalismo criativo transestético não funciona na base da separação, da divisão, mas sim do cruzamento, da sobreposição dos domínios e dos gêneros. O antigo reino do espetáculo se apagou: ei-lo substituído pelo do hiperespetáculo que consagra a cultura democrática e mercantil do divertimento. LIPOVETSKY , Gilles; Jean SERROY. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, autores da obra "A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista", discutem como a consolidação do sistema capitalista impactou o modo como compreendemos e consumimos arte. A partir do excerto lido e com base nas discussões realizadas sobre este assunto, analise as afirmações a seguir. I. O processo de estetização do mundo no capitalismo consiste no resgate dos altos padrões culturais cultivados na antiguidade, em detrimento da cultura de massa. II. O capitalismo artista permitiu que os indivíduos tivessem maior acesso à arte, ao passo em que criou-se um público cada vez mais crítico, que rechaça o apreço unicamente pelo entretenimento. III. A indústria cultural investe cada vez mais em suas produções, as quais são grandiosas
Paula200811:
Alguem sabe a resposta, estou na duvida.
E na II, quando diz: rechaça o apreço unicamente pelo entretenimento, hoje tudo é voltado ao entretenimento.
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Respoa III sta:
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Alternativa 03 = III apenas.
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Pois na I, quando se fala "em detrimento", anula a veracidade da questão. Hoje realmente há um resgate das culturas antigas, porém as mesmas são introduzidas, adaptadas e acessadas pela "massa", a cultura por mais padrões que tenha, não está mais restrita a um determinado grupo, hoje todos temos acesso a ela.
E na II, quando diz: rechaça o apreço unicamente pelo entretenimento, hoje tudo é voltado ao entretenimento.
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