Cada vez mais as indústrias culturais ou criativas funcionam de modo hiperbólico, com filmes de orçamentos colossais, publicidades criativas, séries de TV diversificadas, programas de televisão que misturam o erudito com o music hall, arquiteturas-esculturas de grande efeito, videoclipes delirantes, parques de diversão gigantescos, concertos pop com uma mise-en-scène “extrema”. Mais nada escapa das malhas da imagem e do divertimento, e tudo o que é espetáculo se cruza com o imperativo comercial: o capitalismo artista criou um império transestético proliferante em que se misturam design e star-system, criação e entertainment, cultura e show business, arte e comunicação, vanguarda e moda. Uma hipercultura comunicacional e comercial que vê as clássicas oposições da célebre “sociedade do espetáculo” se erodirem: o capitalismo criativo transestético não funciona na base da separação, da divisão, mas sim do cruzamento, da sobreposição dos domínios e dos gêneros. O antigo reino do espetáculo se apagou: ei-lo substituído pelo do hiperespetáculo que consagra a cultura democrática e mercantil do divertimento.
LIPOVETSKY , Gilles; Jean SERROY. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015.
Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, autores da obra “A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista”, discutem como a consolidação do sistema capitalista impactou o modo como compreendemos e consumimos arte. A partir do excerto lido e com base nas discussões realizadas sobre este assunto, analise as afirmações a seguir.
I. O processo de estetização do mundo no capitalismo consiste no resgate dos altos padrões culturais cultivados na antiguidade, em detrimento da cultura de massa.
II. O capitalismo artista permitiu que os indivíduos tivessem maior acesso à arte, ao passo em que criou-se um público cada vez mais crítico, que rechaça o apreço unicamente pelo entretenimento.
III. A indústria cultural investe cada vez mais em suas produções, as quais são grandiosas em vários aspectos, de modo que a antiga sociedade do espetáculo foi substituída pela do hiperespetáculo.
É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Resposta: Fico com a Alternativa 5 (I e III)
Explicação: Creio, que a alternativa II é falsa
A industrial Cultural Capitalista, na realidade não criou um público crítico que rechaça (contra, opõe-se) ao entretenimento. Formou uma massa de manobra da indústria cultural do entretenimento.
I e III estão corretas
Explicação:
Indústria cultural é um conceito estabelecido pela escola de Frankfurt pelos filósofos e sociólogos alemães Adorno e Hokheimer baseada em estudos sobre a cultura de massa
baseava que o Capitalismo buscava comercializar padrões culturais, apenas com interesses financeiros, realizando os seguintes passos: Procurar, verificar o interesse e repetir o modelo sucessivas vezes. sem se preocupar com o conteúdo e nem se terá algum valor para o indivíduo
Podemos destacar a relação entre o Futebol e a luta de gladiadores ao relacionar como cultura de massa, ao falar "O jogo será uma batalha, Briga de cachorro grande"
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