Cada sujeito é único e possui seu próprio estilo de aprender e assimilar o conteúdo. Logo, é imprescindível que o professor conheça os estilos de aprendizagem (visual, auditivo e cinestésico) para aplicar em suas aulas, oportunizando a assimilação do conteúdo por todos. Diante disso, analise os dois encaminhamentos metodológicos a seguir:
I - A professora Vera, do 1º ano A, do Ensino Fundamental I, da Escola Corujinha, planejou uma aula de Matemática para explorar análise de listas, tabelas e gráficos. No primeiro momento, explicará para os alunos sobre a importância dos números na organização dos dados, que em várias situações do cotidiano utiliza-se listas, tabelas e gráficos. Depois, entregará para os alunos uma folha sulfite com o resultado de uma pesquisa organizada em um gráfico dos animais mais visitados do zoológico da cidade. Na sequência as crianças terão que marcar com um X o animal que recebeu mais votos e circular o animal que recebeu menos votos.
II - A professora Paula, do 1º ano B, do Ensino Fundamental I, também da Escola Corujinha, planejou o mesmo conteúdo para seus alunos. No primeiro momento, apresentará o conteúdo a ser trabalhado, análise de listas, tabelas e gráficos, para isso levará várias imagens para apresentá-las e deixar expostas para os alunos manipularem e analisarem, problematizando e relacionando o conteúdo com os conhecimentos prévios dos mesmos. Depois, pedirá para cada aluno desenhar em ¼ de uma folha de sulfite sua fruta preferida. Na sequência os alunos montarão um gráfico das frutas preferidas dos alunos do 1º ano B para ficar exposto na sala de aula.
Considerando os encaminhamentos metodológicos das professoras Vera e Paula e os estilos de aprendizagem, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A professora Paula elaborou um planejamento com maior possibilidade de atender os diferentes estilos de aprendizagem da sua turma.
PORQUE
II. Promove a visualização de imagens, manipulação, construção de um gráfico em equipe e discussões orais favorecendo que o conteúdo seja assimilado por um maior número de alunos possível.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são verdadeiras e a II é um justificativa correta da I.
Explicação:
Analisando os encaminhamentos metodológicos apresentados podemos afirmar que: As asserções I e II são verdadeiras e a II é um justificativa correta da I.
Percebemos no método da professora Paula uma preocupação em inserir os alunos na construção do conhecimento, fazendo assim com que o conteúdo seja significativo para a turma de uma maneira uniforme.
Cada aluno terá a oportunidade de assimilar o conteúdo a sua maneira e relaciona-lo a seus conhecimentos prévios.
A interação entre a turma também é uma forma eficaz de construir um conhecimento coletivo, onde os alunos auxiliam uns aos outros na resolução de possíveis problemas ou duvidas surgidas no decorrer da atividade.