"Cada situação simples é revogável. Contribuem para modificá-la a técnica, a política etc. As situações se modificam. Passamos de uma situação para outra, mas sempre existimos em situação em comparação com essa situação sempre provisória e vencível, a situação de sempre existirmos em situação é definitiva e irrevogável." (GILES, Thomas R. História do existencialismo e da fenomenologia. São Paulo: EPU, 1989. p. 225.)
A ideia apresentada coloca o homem na situação, que, por sua vez, é cambiante. Não é concebível um homem descontextualizado. A situação faz o homem e vice-versa. Que implicações podem ser pensadas para a educação?
Escolha uma:
a.
Do mesmo modo como a realidade muda, a escola muda – não apenas em seu fazer, mas enquanto comunidade escolar. Esta situação exige que, a cada ano, tudo comece do zero.
b.
A educação padece das constantes mudanças impostas pelo sistema; por conta disso, ela deve buscar elementos integradores, que possam unir os alunos em torno de um mesmo objetivo social – isto significa lutar contra o movimento que torna a vida escolar inconstante.
c.
O melhor planejamento, no campo da educação, é aquele que não especifica ação a ser realizada; dizendo apenas o objetivo geral, cada escola pode especificar as possibilidades e as escolhas sobre o que fazer.
d.
Os projetos educacionais devem ser aplicados do modo exato como são planejados, sem diferenças de uma escola para outra, pois o contexto muda e é preciso ter algo que dê segurança e preserve o sentido de união de determinada comunidade.
e.
Os alunos nunca são iguais aos outros – nem iguais a si mesmos em momentos diferentes. Cada realidade é única e exige do professor uma postura que permita a manutenção da diferença.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
E: Os alunos nunca são iguais aos outros – nem iguais a si mesmos em momentos diferentes. Cada realidade é única e exige do professor uma postura que permita a manutenção da diferença.
Perguntas interessantes
Os alunos nunca são iguais aos outros – nem iguais a si mesmos em momentos diferentes. Cada realidade é única e exige do professor uma postura que permita a manutenção da diferença.