História, perguntado por bmr28, 1 ano atrás

“Cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam. É preciso relacionar as variedades de procedimentos culturais com os contextos em que são produzidos. As variações nas formas de família, por exemplo, ou as maneiras de habitar, de se vestir ou de distribuir os produtos do trabalho não são gratuitas. Fazem sentido para os agrupamentos humanos que as vivem [...]”

(Trecho retirado de SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987)

O excerto acima refere-se:



A) À prática da etnografia, que diz respeito à simples coleta de dados feita pelo antropólogo em sociedades tribais e indígenas.


B) À ideia de evolução social, que hierarquiza as culturas tomando o progresso de suas instituições como critério para determinar quais sociedades são mais avançadas.


C) Ao conceito de exotismo cultural, que explica a variedade de hábitos e crenças que encontramos nas diferentes culturas, classificando-os.


D) Ao determinismo geográfico, que afirma que práticas culturais são moldadas unicamente pelo meio ambiente e clima em que estão inseridas.


E) Ao relativismo cultural, que busca compreender uma cultura a partir de seus próprios termos, deixando de lado julgamentos etnocêntricos.

Soluções para a tarefa

Respondido por edufabiano
17
Olá, jovem!

O livro citado é de uma coleção introdutória e sua visão de cultura é essencialmente antropológica, defendendo o que chamamos de relativismo cultural.

Isso já te dá uma dica da resposta, mas, vamos ver uma por uma:

Letra A: A etnografia vai muito além da simples coleta de dados. Se refere a capacidade de compreender e interpretar os significados culturais de forma abrangente. Além disso, o conceito de cultura e a própria antropologia, não se restringem à sociedades tribais e indígenas.

Letra B:
Muito pelo contrário. O relativismo cultural é assim chamado, justamente por analisar as relações entre as diversas culturas, sem hierarquizá-las ou julgá-las.

Para esta linha, as culturas não são determinadas por uma linha evolutiva comum a toda a espécie humana, mesmo que hajam similaridades.

Letra C:
Este conceito não existe como categoria de análise antropológica, mas, como referência a uma característica genérica daquilo que é exótico, ou seja, uma expressão linguística. Portanto, não explica nem classifica nada.

Letra D:
O determinismo geográfico realmente defende ideias similares a esta, mas, não está relacionado ao texto, nem se enquadra na ciência antropológica. Culturas são dinâmicas e interdependentes, o simples fato de existirem trocas entre hábitos culturais já derrubaria uma tese destas.

Letra E:
Como já havia adiantado, sim! Alternativa correta.

Vida longa e próspera!
Respondido por murilloestevaop5oyy6
6
E) Ao relativismo cultural, que busca compreender uma cultura a partir de seus próprios termos, deixando de lado julgamentos etnocêntricos.
resposta correta
Perguntas interessantes