Sociologia, perguntado por dudasribeiro729, 2 meses atrás

Cada pessoa pode até fazer a própria conceituação de religião e definir o que pode e o que não pode fazer parte de uma religião. Mas, o que é religião ou religiosidade?! Pode haver duas buscas por significado de religião. No sentido etimológico, o termo latino religio pode vir de dois verbos. O primeiro seria religere, cujo sentido denota a atitude de estar atento, refletir e observar, dando a ideia de que a religião está ligada a um fenômeno que exige uma prática meditativa ou devocional daqueles que a praticam. O segundo verbo seria religare, ou seja, religar, unir novamente, sinalizando para o retorno ou reparação de uma situação que foi rompida, na tentativa de se ligar novamente a Deus. Ambas as definições fazem sentido analisando-se o que acontece na vivência religiosa dos crentes. A título de exemplo, citamos o relato judaico-cristão que descreve a queda do ser humano em pecado. Ali se rompia a relação perfeita entre Deus e o ser humano, que justifica o conceito de reparação através da criação da religião, ou seja, uma mediação concreta para religar-se novamente com o Criador, que na religião cristã ocorre através de Jesus Cristo. Porém, há também aqueles elementos mais objetivos que identificam uma religião. Veja, por exemplo, itens considerados como sendo de caráter objetivo de uma religião: a) é um conjunto de crenças ou doutrinas; b) é um conjunto de ritos ou cerimônias; c) é um código de comportamento ético e moral a ser seguido e d) é uma experiência relacional com um ser transcendente vivenciada em dimensão comunitária. Agora veja as alternativas abaixo e marque a opção que corresponde ao pensamento do “código de comportamento ético e moral a ser seguido”.

Soluções para a tarefa

Respondido por rsantmoraes
18

Resposta:

O que é permitido, o que é proibido, o que é certo e o que é errado na prática dos fiéis.

Explicação:

Respondido por joaopaulooas
7

A alternativa correta sobre o código de ética e moral é a letra C, haja vista que ele deve ser considerado como um elemento objetivo. Contudo, quando analisado separadamente, podemos dizer que suas disposições e condutas são de natureza subjetiva.

Características da ética hebraica

Os hebreus sempre foram um povo que, mesmo sujeitos a escravidão, guardavam suas leis e costumes tradicionais aonde quer que fossem. Portanto, sua ética era baseada tão somente nas leis do próprio Deus, pois, de acordo com bíblia, Moisés recebeu do senhor o código que regeria todo povo hebreu.

Aprenda mais sobre os hebreus aqui: brainly.com.br/tarefa/118537

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes