Cada período histórico cria tanto o corpo físico de sua existência, suas cidades, seus produtos, suas artes, quanto sua fisionomia espiritual, suas ideias, suas sensibilidades, que também são constitutivas da realidade histórica. Nessa dupla criação há autonomia, a pura manifestação das especificidades, e interdependências. Assim, não se vejam os produtos da subjetividade como puros reflexos. Paralelamente, também não se descarte a presença dos condicionantes históricos materiais das ideias.”
Fonte: PAULA, J. A. A atualidade do pensamento econômico de Marx: capital, dinheiro, valores e preços. Revista ANPEC, v. 3, p. 35-45, 1997. p. 36.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente a principal modificação ocorrida no entendimento sobre o excedente econômico da Escola Fisiocrata para os economistas ingleses clássicos:
A
Para os fisiocratas, o excedente é definido como o produto advindo da terra, ou seja, ele está relacionado com a produção. Os economistas ingleses clássicos, por sua vez, entendem o excedente a partir da teoria do valor-trabalho, na qual o valor contigo nas mercadorias é o trabalho.
B
Para os fisiocratas, o excedente é definido como o produto advindo do trabalho escravo, ou seja, ele está relacionado com exploração da mão de obra escrava. Os economistas ingleses clássicos, por sua vez, entendem o excedente a partir da teoria do valor-moeda, na qual o valor é definido pela quantia de metais.
C
Para os fisiocratas, o excedente é definido como o produto advindo das plantations, ou seja, ele está relacionado com a agro-exportação. Os economistas ingleses clássicos, por sua vez, entendem o excedente a partir da teoria do valor-serviço, na qual o valor contigo nas mercadorias é a produção.
D
Para os fisiocratas, o excedente é compreendido como a capacidade de exportação de um país. Os economistas ingleses clássicos, por sua vez, entendem o excedente a partir da lógica do valor-riqueza, na qual o valor contigo no trabalho é o salário.
E
Para os fisiocratas, o excedente é definido como o produto advindo da produção, ou seja, ele está relacionado com a industrialização. Os economistas ingleses clássicos, por sua vez, entendem o excedente a partir da teoria do valor-trabalho, na qual o valor contigo no trabalho é a moeda.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Letra : A
Explicação: Para os fisiocratas , o excedente é visto como produto físico, oriundo da terra, logo , os fisiocratas na esfera de produção a geração do excedente da economia. e o único setor capaz de gerar esse excedente e a agricultura.
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás