Cada país de língua espanhola tem suas festas e celebrações importantes durante o ano, mas algumas delas são celebradas comumente entre eles. Pesquise e compare as festas e celebrações do mundo hispano com as realizadas no Brasil.
Por favor responde rápido
(pode ser só uma comparação)
Soluções para a tarefa
Explicação:
Origem dos nomes de los meses del año
▪ enero: dedicado a Ianus (Janus), deus das portas, dos começos, dos finais e das transições. Ianus era representado como uma cabeça com dois rostos de perfil, os quais representavam o passado e o futuro.
▪ febrero: dedicado a Februus, deus da purificação, a quem se realizavam rituais durante esse mês em Roma.
▪ marzo: dedicado ao deus Marte, deus da guerra. Nesse mês iniciavam-se as campanhas bélicas romanas.
▪ abril: é incerta a origem do nome do mês de abril. Uma das hipóteses é que faça referência à abertura das flores e início da primavera; a outra é que seja dedicado à deusa Afrodite, que, segundo a mitologia, nasceu da espuma (aphrós, em grego).
▪ mayo: dedicado à deusa romana Maia.
▪ junio: dedicado à deusa romana Juno.
▪ julio: inicialmente, chamava-se Quintilis, pois era o quinto mês do ano (recorde-se de que, durante a vigência do calendário romano, o ano iniciava-se em março). Após o assassinato do imperador Júlio César, esse mês passou a ser chamado Iulius, em sua homenagem.
▪ agosto: anteriormente chamado Sextilis, pois era o sexto mês, passou a ser chamado Augustus em homenagem a outro imperador, Augusto.
▪ septiembre: vem de Septembris, que significava “sétimo mês”.
▪ octubre: vem de Octobris, “oitavo mês”.
▪ noviembre: “nono mês”, ou Novembris.
▪ diciembre: era o décimo mês, Decembris.
Os nomes dos meses del año são influência da mitologia romana.
Datas importantes do mundo hispano
Cada país de língua espanhola tem suas festas e celebrações importantes durante o ano, mas algumas delas são celebradas comumente entre eles.
▪ Reyes Magos (6 de enero): celebração aos reis que, segundo a Bíblia, foram saudar a Jesus recém-nascido. Nos países de língua espanhola, os Reis Magos são as figuras que presenteiam as crianças, em vez do Papai Noel. Realizam-se desfiles e cavalgadas com pessoas em trajes de reis. Também é o dia em que se desmonta o Nacimiento, ou seja, o presépio, indicando o fim das festividades de fim de ano.
Los Reyes Magos.[1]
Los Reyes Magos.[1]
▪ San Valentín (14 de febrero): celebrado em muitos países hispanos como o Día de los enamorados ou Día del amor y de la amistad. Faz referência a São Valentim, bispo romano martirizado em 14 de fevereiro por promover casamentos de soldados, prática que o imperador Cláudio II havia proibido. Em vários países hispanos, nessa data há o costume de enviar flores, chocolate e presentes a pessoas queridas.
▪ Día de la Hispanidad/Día de la Raza (12 de octubre): no dia 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo chegava à América pela primeira vez. Na Espanha, essa data celebra a conquista dos colonizadores espanhóis sobre um novo mundo. Já nos países latino-americanos, essa data reflete o início da colonização europeia sobre os povos indígenas. Essa distinção na interpretação do dia histórico gera diferentes celebrações dependendo dos países. Em outros, ainda, o dia 12 de outubro é chamado Día de la Resistencia Indígena, Día del Respeto a la Diversidad Cultural, Día de la Descolonización etc.
Selo usado em Cuba, no ano de 1992, comemorativo aos 400 anos da chegada de Colombo à América. [2]
▪ Noche Buena (24 de diciembre): em todos os países de língua espanhola, comemora-se a véspera do Natal (Navidad em espanhol), a Noche Buena. Família e amigos costumam reunir-se para compartilhar o jantar, composto por artigos da culinária local