cada orgao e formado por apenas um tipo de tecido? explique!
Soluções para a tarefa
Humanos - e outros organismos multicelulares complexos - têm sistemas de órgãos que trabalham juntos, realizando processos que nos mantêm vivos.
O corpo tem níveis de organização que se baseiam um no outro. Células constituem tecidos, tecidos constituem órgãos, e órgãos constituem sistemas de órgãos.
A função de um sistema depende da atividade integrada de seus órgãos. Por exemplo, os órgãos do sistema digestório cooperam para processar alimento.
A sobrevivência do organismo depende da atividade integrada de todos os sistemas de órgãos, geralmente coordenada pelos sistemas endócrino e nervoso.
Introdução
Se você fosse um organismo unicelular e vivesse num ambiente rico em nutrientes, permanecer vivo seria algo bastante simples. Por exemplo, se você fosse uma ameba vivendo em uma lagoa, você poderia absorver os nutrientes diretamente do seu meio ambiente. O oxigênio de que você precisaria poderia se difundir através da sua membrana celular, e o dióxido de carbono e outros restos poderiam se difundir para fora. Quando chegasse a hora de se reproduzir, você poderia simplesmente se dividir em dois!
Entretanto, você provavelmente não é uma ameba — dado que você está usando o Khan Academy agora — e as coisas não são tão simples para organismos grandes, multicelulares, como seres humanos. Seu complexo corpo tem mais de 30 trilhões de células, e a maioria dessas células não estão em contato direto com o ambiente externo.^1
1
start superscript, 1, end superscript Uma célula lá dentro do seu corpo — como por exemplo uma em seus ossos ou fígado — não consegue receber nutrientes ou oxigênio de que precisa diretamente do ambiente.
Como, então, o corpo nutre suas células e se mantém funcionando? Vamos olhar de perto como a organização de seu incrível corpo torna isto possível.
Organismos multicelulares precisam de sistemas especializados
A maioria das células em grandes organismos multicelulares não trocam substâncias como nutrientes e excretas com o ambiente externo, mas, ao invés, são cercadas de um ambiente interno de fluido extracelular — literalmente, fluido fora das células. As células obtêm oxigênio e nutrientes desse fluido extracelular e liberam excretas nele. Humanos e outros organismos complexos têm sistemas especializados que conservam o ambiente interno, mantendo-o estável e capaz de prover para as necessidades das células.
Diferentes sistemas do corpo realizam diferentes funções. Por exemplo, seu sistema digestório é responsável por receber e processar a comida, enquanto o seu sistema respiratório — trabalhando com o seu sistema circulatório — é responsável por receber oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono. Os sistemas muscular e esquelético são cruciais para o movimento; o sistema reprodutor lida com a reprodução; e o sistema excretor se livra do lixo metabólico.
Por causa de suas especializações, esses sistemas são dependentes um do outro. As células que compõem os sistemas digestório, muscular, esquelético, reprodutor e excretor todas precisam de oxigênio do sistema respiratório para funcionar, e as células do sistema respiratório — bem como de todos os outros sistemas — precisam de nutrientes e devem se livrar dos resíduos metabólicos. Todos os sistemas do corpo trabalham juntos para manter um organismo funcionando.
Resumo da organização corporal
Todos os organismos vivos são formados de uma ou mais células. Organismos unicelulares, como amebas, consistem de apenas uma única célula. Organismos multicelulares, como gente, são feitos de muitas células. As células são consideradas as unidades fundamentais da vida.
As células em complexos organismos multicelulares, como pessoas, são organizadas em tecidos, grupos de células similares que trabalham juntas em uma tarefa específica. Órgãos são estruturas feitas de dois ou mais tecidos organizados para realizar uma função particular, e grupos de órgãos com funções relacionadas constituem os diferentes sistemas orgânicos.