Cada momento social e histórico demanda uma concepção de língua, de mundo, de sujeito, demonstrando o caráter dinâmico da linguagem no meio social em que atua. [...] Tais concepções apresentam-se no contexto educacional, voltando-se aos papéis do professor e do aluno em sala de aula.
(FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, v.14, n.2, p. 479-501. Pelotas, 2011.)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) adotaram a perspectiva teórica enunciativa-discursiva como orientadora para a elaboração dos currículos de Língua Portuguesa. Assim os gêneros textuais ocupam o lugar de unidade de ensino e o texto como objeto de ensino. Neste sentido, comente quais os reflexos e consequências da adoção das propostas de ensino cujos gêneros textuais têm lugar como unidade de ensino e o texto é o próprio objeto de ensino.
Soluções para a tarefa
Seguindo as bases curriculares e a proposta de educação o currículo para a formação do aluno terá grandes possibilidades de ser aplicado de forma inclusiva.
Por isso, a escrita, assim como a leitura tem aspectos importantes para o desenvolvimento de um determinado indivíduo em seu processo de aprendizado e construção de ideias.
É através da escrita que a pessoa desenvolve seu potencial de discernimento, e, acompanhado da leitura , forma objetividade no pensamento ao colocar no papel, podemos entender também a interpretação como uma ferramenta crucial para o processo de leitura,
Os gêneros textuais tem se mostrado cada vez mais importantes no cenário educativo atual, com a proposta de se buscar mecanismos que reforcem os aspectos da escrita e leitura, a fim de se formar cidadãos mais conscientes e críticos, apoiados pelos PCNs e BNCC.
Os gêneros textuais apresentam ainda mais importância na sociedade que se encaminha para o modelo virtual, por conta da grande influência das novas tecnologias.
Portanto, é preciso que os educadores reforcem atividades como escrita e leitura, permitindo uma formação mais integral e direcionada, por meio do desenvolvimento de capacidades linguísticas, críticas e interpretativas.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/48067904