Ed. Física, perguntado por saulo766, 9 meses atrás

cada jogador do vôlei tem isso com os saques o sacador Como é chamado o jogador que lança a bola tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra do seu adversário Quais são os fundamentos responsáveis em defender os ataques e organizar a bola para o ataque explique
por favor me ajudem! ​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinapaula11m
1

Resposta:

  • POSIÇÕES E FUNÇÕES DOS JOGADORES

Independente da posição em que se encontrem, os jogadores possuem uma função determinada. São elas:

– Levantador: responsável pela construção das jogadas, é o atleta que deve ter bom passe, visão e inteligência de jogo. Sua função é dar o segundo toque, levantando a bola na medida para que seus companheiros possam realizar o ataque;

– Central: sempre se desloca para ficar próximo do meio da rede. Geralmente é o jogador mais alto da equipe, pois sua principal função defensiva é realizar bloqueios, podendo se locomover tanto para a direita quanto para a esquerda da rede. Realiza ataques também pelo meio;

– Oposto: é o atacante de confiança da equipe, que se desloca pela esquerda da rede. Sua responsabilidade maior é atacar, além de fazer parte do bloqueio quando está na rede, não tendo grandes habilidades de passe e defesa. Quando o time faz uma recepção ruim, a tendência do levantador é fazer um passe simples para o oposto, que realiza o ataque (bola de segurança);

– Ponteiro: realiza os ataques pelo lado direito da rede. A função exige jogadores mais completos, pois também participa da construção das jogadas. Ponteiros tendem a ser bons defensores e bloqueadores, uma vez que jogam de frente para o oposto adversário. Quando a recepção de saque não é bem feita, o ponteiro também pode ter a função de fazer os levantamentos, uma vez que possui bom passe;

– Líbero: especialista defensivo, costuma ser um dos mais baixos do time, por ter uma função que exige agilidade. Não pode atacar nem sacar. Se invadir a área dos três metros, não pode fazer levantamentos para que um companheiro realize o ataque. Por esses motivos, ele atua somente nas posições de fundo de quadra (1, 5 e 6), sendo substituído quando chega seu turno de ir à rede (posição 4). Justamente por essas restrições, ele veste um uniforme de cor diferente, para que a arbitragem possa identifica-lo facilmente.

Explicação:

  • GLOSSÁRIO

– Recepção: é o primeiro toque dado pela equipe que não está sacando. Em geral, os jogadores de fundo são os responsáveis pela recepção, buscando conseguir amortecer a bola para que o levantador possa fazer um bom passe com o segundo toque. É comum ver recepções serem feitas por meio de manchete.

– Manchete: consiste num movimento de defesa em que o jogador estica os braços e junta as mãos, formando um V. A manchete ideal é realizada com o a bola batendo no antebraço do jogador, com o intuito de absorver o impacto do ataque ou saque adversário.

– Cortada: jogada mais comum de ataque, consiste no movimento vertical, de cima para baixo, do o braço, enquanto o jogador está em suspensão no ar, para gerar aceleração na bola, com o intuito de cravar a bola no chão da quadra adversária ou explorar o bloqueio do oponente, em busca de vencer o ponto.

– Bloqueio: é realizado quando o time adversário está atacando. O bloqueio só pode ser feito pelos jogadores que estiverem nas posições de rede (2, 3 e 4). Os jogadores esticam os braços para o alto e saltam, criando uma “parede” para impedir que a bola passe e, se possível, ainda consigam cravar a bola na quadra adversária, para pontuar. Um bloqueio pode ser simples (um único jogador salta), duplo (dois jogadores) ou triplo (três). Bloqueios não entram na contagem de toques que um time pode dar enquanto está em posse da bola.

– Largada: jogada de ataque em que, ao invés de utilizar força, o jogador apenas dá um tapa da bola, tentando coloca-la entre em jogadores que estão na rede e os outros que estão no fundo de quadra para surpreendê-los.

– Bola de segunda: jogada em que o time, em geral o levantador, faz o ataque no segundo toque, ao invés do terceiro. A ideia é surpreender a defesa adversária e conseguir atacar sem ter que enfrentar o bloqueio.

– Explorar o bloqueio: em determinados ataques, o jogador pode ser ver diante de um bloqueio duplo ou triplo, o que dificulta que ele consiga cravar a bola na quadra adversária. Sabendo disso, ele pode optar por explorar o bloqueio, ou seja, dar uma cortada com força intencionalmente na direção do mesmo, com intuito de que a bola bata ou desvie nas mãos dos oponentes e saia da quadra, ganhando assim o ponto.

– Rally: em teoria, qualquer ponto em que haja uma recepção é considerado um rally. Entretanto, a expressão é utilizada para se referir aos pontos longos, quando os times conseguem realizar diversas defesas e ataques até que finalmente alguém pontue.

– Ace: quando um jogador saca e faz o ponto diretamente, ou seja, a bola toca o chão da quadra adversária, diz-se que ele fez um ace.

– Bola de segurança: em momentos em que a bola não chega bem colocada para o levantador, a tendência é de que ele faça um levantamento simples para que o oposto chegue fazendo a cortada. Como essa é a jogada mais básica do ataque, recebe o nome de “bola de segurança”.


saulo766: vll
Perguntas interessantes