Direito, perguntado por MirlaFernanda9776, 11 meses atrás

Cada indivíduo apresenta seu próprio conjunto de regras e valores com comportamentos e objetivos distintos, os quais ocasionam conflitos nas relações humanas e profissionais. Visando administrar esses conflitos, foram criados os diversos códigos de ética profissional que regulamentam a área de atuação de cada profissional, bem como estabelecem certas regras de conduta, tendo como base a ética e a moral. Tais códigos podem ser definidos como mecanismos que inibem as pessoas a tomarem atitudes contrárias à conduta organizada, através do uso das normas jurídicas.


NUNES, Rizzatto. Manual de introdução ao Estudo do Direito: com exercícios para sala de aula e lições de casa. 14ª Edição. Revista e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2017.




Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:




I. Não se pode determinar e estabelecer as normas de qualquer maneira. A norma jurídica é construída baseando-se em conceitos

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
26

O texto do enunciado da questão trata sobre os diversos aspectos da norma e como elas surgem dentro de uma determinada sociedade.

Nesse aspecto, e importante notar que a norma se diferencia da lei tendo em vista que esta última se encontra positivada em um ordenamento podendo ser efetivada pelo Estado.

Além disso, temos que a norma ética se diferencia da norma jurídica na medida em que essa última possui capacidade de coercibilidade que pode ser feita pelo Estado.

espero ter ajudado!

Respondido por jitor40
57

Resposta: I E II APENAS

I. Não se pode determinar e estabelecer as normas de qualquer maneira. A norma jurídica é construída baseando-se em conceitos lógicos e éticos de dever-ser.  (correto)

II. Atribui-se a Kelsen, a construção da teoria da norma, como vemos atualmente. Segundo o jusfilósofo alemão, e seguindo também outros autores que aplicaram posteriormente a sua teoria, a norma jurídica é sempre redutível a um juízo ou proposição hipotética. (correto)

Perguntas interessantes